05 cuidados com a saúde em dias frios

0
23
cuidados com a saúde em dias frios

Assim como em dias de calor intenso, os dias frios do inverno também devem conter medidas quanto a saúde.

Os cuidados quanto à saúde devem ser rotineiros, entretanto, deve-se saber lidar com extremas temperaturas, prevenindo complicações e uma série de doenças. As baixas temperaturas fazem com que o nosso corpo seja suscetível a resfriados, gripes e em situações mais graves, pneumonias.

Logo, os cuidados necessários para que a saúde geral seja mantida em dias frios não se comparam a cuidados de incidências como a afta, sendo atitudes simples e amplas, mas que fazem a diferença.

Uma vez que a temperatura abaixa e se junta à baixa umidade do ar o nosso organismo começa a perceber a mudança climática, em seu interior e exterior, fazendo com que essas medidas sejam ainda mais relevantes. Veja a seguir alguns bons hábitos a se manter em dias frios:

Cuidados recomendados em dias frios

Indo desde uma boa alimentação, formas de lazer e demais hábitos cotidianos saudáveis, todos são importantes para a preservação da qualidade de vida e do bem-estar em dias frios. Crianças e idosos devem se atentar ainda mais quanto a essas medidas, já que sentem a temperatura e são impactados por ela com maior intensidade.

Hidratação

A ingestão de água indicada é de ao menos 2 litros por dia, entretanto, a ingestão varia de organismo a organismo. No inverno, é difícil sentimos sede, devendo se levar em conta que se trata de um efeito tardio de desidratação.

Por esse fato, deixamos de beber a quantidade de água que o nosso organismo precisa para o seu bom funcionamento. Além de atuar e colaborar para um bom metabolismo, a água auxilia a hidratação da pele e da garganta, o que é essencial em dias de ar seco.

Hidratação da pele

A pele, assim como o interior do organismo, também deve ser devidamente hidratada, sendo uma das prioridades dos dias mais frios. A menor taxa de transpiração corporal junta a lavagens com água quente podem influenciar o ressecamento cutâneo da pele, fazendo com que ela perca o seu brilho e altere sua espessura.

Algumas medidas necessárias para manter a saúde da pele são: tomar banhos rápidos e com água morna, ingerir mais água, ter preferência por sabonetes neutros, e ter como rotina loções e cremes hidratantes.

Deixe a casa ventilada

Um mau hábito comum é manter as janelas fechadas em dias frios, fazendo com que o ambiente fique mais quente. Entretanto, o indicado é deixar a casa e demais ambientes de convivência arejados e bem-ventilados.

Uma vez que a circulação de ar está sendo impedida, se favorece a incidência de enfermidades características do inverno, que se desenvolvem não pela baixa temperatura, mas pela aglomeração. Com isso, é importante manter as janelas abertas em dias frios, mesmo que gere certo mal-estar.

Mantenha uma boa alimentação

Outra tendência que temos no inverno é nos alimentarmos de alimentos mais calóricos, já que sentirmos mais fome. Nosso organismo em dias mais frios reivindica por maior quantidade de nutrientes para nos manter aquecidos. Contudo, é relevante manter uma alimentação saudável e equilibrada, substituindo alimentos industrializados por mais leves, como verduras, legumes e frutas.

Além de auxiliar na perda de peso e da gordura localizada, uma boa alimentação também está diretamente relacionada ao bom funcionamento do organismo, mantendo o bom estado do sistema imunológico e assim da saúde geral, prevenindo doenças e complicações advindas do frio.

O limão, os brócolis, a laranja e o pimentão são alimentos que podem ajudar a precaver esses danos, sendo importante os inclui em sua dieta.

Prática de exercícios físicos

Associada a boa alimentação, a prática de atividades físicas é capaz de proporcionar uma série de benefícios a nossa saúde. Logo, a prática desse bom hábito não deve ser deixada de lado em dias mais frios visando o conforto do sedentarismo. Um fato a ser levado em conta é que no inverno se queima mais gordura do que no verão, ajudando no condicionamento e no desempenho físico.

Entretanto, durante a prática de atividades físicas se deve levar em conta certos cuidados durante sua execução, como: manter-se hidratado, não deixar de se aquecer, escolher horários mais amenos, agasalhar-se adequadamente e praticar sem exageros.

É acolhendo essas medidas preventivas em dias de inverno que você conseguirá aproveitar essa estação do ano sem desconforto e acontecimentos desagradáveis.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here