05 formas de controlar o estresse e a ansiedade

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estresse e a ansiedade

Com a agenda cheia e o grande número de responsabilidades, momentos estressantes são ainda mais comuns. Esses momentos de desconforto são as principais causas da ansiedade, que pode nos afetar não só psicologicamente, mas também fisicamente.

A ansiedade trás consigo sintomas como tremores, sensação de falta de ar, a forte presença de pensamentos negativos, além de favorecer a incidência de demais complicações, como a depressão.

Com isso, uma ação preventiva, com uma rotina com cuidados que prezem pelo seu bem-estar é necessária, além de uma mudança de comportamento e da forma de ver a vida. Cuidar da saúde não se limita a visitar a sua franquia odontológica de confiança, mas se atentar a saúde de todo o seu corpo e a sua saúde mental. Saiba como manter o seu bem-estar e a sua saúde mental:

1. Cortar a origem da crise

Para se combater a causa da ansiedade e de seu estresse é necessário literalmente cortar o mal pela raiz. Descobrir a principal fonte de seu estresse e incômodo é essencial para que haja uma mudança de atitude e se foque em impedir e cortar situações que possam desencadear uma futura crise e frustração.

Para isso, o acompanhamento com um psicólogo é de suma importância, já que as sessões irão focar justamente em descobrir esse problema e nas medidas a serem feitas.

Em caso de situações que não podem ser evitadas, também é esse profissional que te ajuda a preparar a sua saúde mental para esse acontecimento, que na maioria das vezes está relacionado ao ambiente de trabalho. Medidas relaxantes como a caminhada, o pilates e o yoga podem ser uma solução adicional.

2. Socializar

A grande maioria das pessoas que sofrem cotidianamente com o estresse e a ansiedade se isolam quando estão em crise. Se isolar e acumular sentimentos não é uma opção, já que intensificam o sofrimento.

Com isso, se socializar e passar o tempo ruim com as pessoas que você ama é essencial para que se perceba a sua melhora de seu humor. Pedir ajuda as pessoas que estão ao seu redor, a seus familiares e amigos é essencial para que eles reconheçam a suas limitações e te ajudem a superar os seus problemas. A ajuda do psicólogo recebe ainda mais efeitos quando as pessoas que se relacionam a você ajudam em seu tratamento.

3. Cultivar bons pensamentos

A ansiedade, na maioria das vezes, se desenvolve a partir de maus pensamentos que levam a desmotivação e o medo do futuro. Parar de intensificar esses pensamentos autodestruitivos é a única saída, e para isso é necessário buscar saídas, como buscar se pressionar menos e guardar um tempo para os seus hobbies.

Mesmo com o cotidiano corrido, é essencial que se mantenha tempo para você, cuidar da sua saúde mental e fazer o que gosta. Mesmo que seja por poucas horas, ou poucos minutos, guarde esse tempo para repor a sua sanidade, assim como o seu corpo repõe a energia nas horas de sono.

4. Valorize o hoje

Mesmo que não seja fácil, é importante que se sinta o presente e que se procure viver um dia de cada vez. O futuro mesmo que planejado é incerto, e a melhor forma de evitar situações constrangedoras é investir em você agora.

Pensar muito no futuro leva a fatores como receio e a procrastinação, e não é assim que prevenimos momentos indesejados. Investir em você, nos seus estudos e nos seus sonhos pode ocupar o tempo que os maus pensamentos acostumavam a ocupar.

5. Cuidados com a saúde física

Investir em você também significa cuidar de sua saúde geral, já que danos a saúde física são capazes de influenciar diretamente sua saúde mental. Uma alimentação saudável e equilibrada, juntamente com uma boa hidratação e a prática regular de atividade física, é capaz de prevenir que uma série de complicações atrapalhe a sua saúde geral e o seu bem-estar, então esteja atento.

Para uma ação preventiva ainda mais eficaz, deve-se visitar regularmente ao consultório médico, já que somente uma avaliação profissional é capaz de identificar e diagnosticar um problema em sua fase inicial.

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