06 benefícios da prática do yoga para a saúde

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yoga para a saúde

O yoga, assim como o pilates, são práticas muitas vezes subestimadas. No entanto, ambas são capazes de proporcionar uma série de benefícios à saúde, tanto física quanto mental.

Por sua vez, o yoga possui também uma abordagem emocional e espiritual, graças às suas posturas, chamadas ásanas. A execução das ásanas combinam equilíbrio, conforto e firmeza, auxiliando assim na harmonia.

Assim como a tecnologia atua em procedimentos estéticos, como o invisalign, a simplicidade é a base de todos os benefícios do yoga, que vão desde do combate do estresse e ansiedade, ao tratamento de dores corporais e no autoconhecimento.

Conheça os demais benefícios da prática do yoga.

Manutenção da saúde mental

A ação da prática do yoga é essencial para o relaxamento e o cancelamento de pensamentos autodestrutivos e estresse. É por meio dessa ação que o equilíbrio emocional é conquistado, juntamente com a paz interior.

A aceitação e a autoestima também são impactadas com o yoga, já que a falta de negatividade abre espaço para a positividade e otimismo quanto às conquistas, objetivos e quanto à essência e identidade.

Há também o aumento da confiança quanto às relações e a melhora no ciclo social. Distúrbios mentais como a depressão também são combatidos e tratados.

Perda e controle de peso

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o yoga também pode ajudar no emagrecimento e no controle de peso. Essa atuação se deve ao controle do apetite, já que o combate da ansiedade pode diminuir a vontade de comer mesmo que sem fome.

Além disso, as ásanas também são tipos de exercícios físicos e ajudam na queima de calorias, dependendo de qual seja o tipo de postura abordado. Alguns dos tipos de posições existentes no yoga, por exemplo, são Ashtanga e Ivengar.

Melhora do desempenho físico

A melhora do desempenho físico está relacionada à melhor condição corporal. Uma vez que a prática do yoga também engloba exercícios, o bom funcionamento do organismo e o seu fortalecimento também estão em jogo.

Com isso, se ganha mais energia e motivação na execução de atividades e responsabilidades cotidianas, podendo se colher melhores resultados ao longo do dia. A prática de yoga é um bom hábito, colaborando também com o aumento de massa magra.

Bem-estar e tratamento de dores

A prática dessa disciplina ajuda a manter a sensação de bem-estar, ajuda a consertar a postura corporal e ainda no tratamento de dores localizadas.

O relaxamento além da mente também atua nos músculos do corpo, além de que os exercícios do yoga ajudam a aliviar a tensão muscular e de dores específicas da hérnia de disco e escoliose.

Com a tranquilidade que a prática do yoga transmite, se aumenta também o nível de melatonina, hormônio responsável por regular o sono, permitindo que a energia necessária seja renovada devida a uma boa noite de sono.

Melhora do sistema cardiovascular

Dentre as otimizações corporais que o yoga proporciona estão o bom funcionamento dos pulmões e corações. Esse benefício se deve a melhor regulamentação dos batimentos cardíacos e da circulação sanguínea.

Além disso, essa prática ajuda no controle do sistema nervoso e do sistema endócrino, e assim dos níveis de hormônios como o cortisol, que está relacionado a momentos de estresse.

Com a melhora do sistema vascular, não só sintomas do estresse, mas a incidência de doenças cardíacas é evitada.

Bom funcionamento do sistema respiratório

Por fim, a disciplina do yoga aprimora o processo da respiração, já que com uma posição mais ereta, a pessoa consegue expirar e inspirar com mais leveza. Com isso, o oxigênio é absorvido com mais facilidade e em maior quantidade.

Há diversos casos que comprovam ainda o impacto desse hábito contra a fadiga, asma e até mesmo contra o vício do cigarro.

Logo, mesmo que possua uma atuação diferente de demais exercícios físicos, o yoga consegue trazer uma série de benefícios à saúde e ao condicionamento físico. É indicado a todas as faixas etárias, mas especialmente para idosos e grávidas.

Os benefícios costumam ser percebidos após um período de 3 meses, mas os efeitos à saúde mental podem ser percebidos já no início. À medida que vira parte da rotina, essa tradição vai fazendo com que o praticante comece a ver a vida de uma forma mais suave, assim como os seus problemas.