08 benefícios do futebol para a saúde

0
15
benefícios do futebol para a saúde

O futebol é uma das principais práticas esportivas do mundo, e o primeiro no Brasil. Uma das motivações de todo esse reconhecimento é o fato do futebol ser uma atividade física completa, sendo repleto de benefícios à saúde.

Assim como os planos odontológicos, as visitas regulares ao consultório médico, os cuidados quanto à alimentação e a boa hidratação, a prática de exercícios físicos regulares mantém a qualidade de vida do indivíduo.

É justamente pelos movimentos corporais explorados, que o futebol consegue sanar a necessidade da prática de exercícios, conseguindo combater complicações à saúde, como a obesidade, o estresse e a depressão.

Conheça mais sobre os benefícios desse esporte:

Aumento da massa muscular

O futebol, assim como a natação, consegue trabalhar vários músculos ao mesmo tempo, especialmente os membros inferiores. Os glúteos e o abdômen também são exercitados com frequência nesse esporte.

Dependendo da posição do jogador, os músculos que são explorados em maior intensidade variam, e demais grupos musculares são incluídos.

O abuso de movimentos musculares favorece a multiplicação das fibras musculares, que faz com que a massa muscular aumente, fazendo com que os músculos também sejam fortalecidos.

Controle e perda de peso

Devido aos diversos movimentos explorados em uma partida de futebol, uma grande quantidade de calorias é utilizada. A movimentação frequente, assim, permite também que uma certa quantidade de gordura seja queimada, variando dependendo do posicionamento em campo.

É também referente a agitação exigida na partida que o futebol também consegue atuar acelerando o metabolismo, conseguindo continuar queimando calorias mesmo após um tempo considerável do término do jogo.

Controle da pressão alta

A movimentação exigida na prática do futebol faz com que a circulação sanguínea e o funcionamento do coração melhorem. Por sua vez, a melhora do sistema cardiovascular previne a incidência de uma série de doenças como o infarto, o AVC e a pressão alta.

Além desse conjunto, o sistema nervoso, digestivo e respiratório também tem o seu funcionamento melhorado, combatendo doenças como colesterol alto e diabetes.

Fortalecimento dos ossos

O forte impulso corporal exigido por essa atividade física faz com que a perda do cálcio seja contida e que o esqueleto seja fortalecido.

A prática do futebol, logo, previne doenças como a Osteoporose, principalmente em pessoas idosas.

Pessoas que praticam futebol possuem uma considerável quantidade de cálcio nos ossos do que pessoas sedentárias, sendo um fator extremamente importante contra a fraqueza e a incidência de quedas.

Combate às quedas e lesões

O combate às quedas é advindo de melhor flexibilidade resultante do estímulo dos movimentos explorados. Além desse fator, uma maior agilidade, equilíbrio e capacidade de concentração e de percepção de reflexos é adquirida, diminuindo a ocorrência de lesões e fraturas.

Melhora do funcionamento do cérebro

Uma vez que no futebol são abordadas estratégias, soluções, e diferentes tipos de passos, o cérebro é constantemente exercitado, favorecendo a concentração, o raciocínio e a absorção de informação.

A instantaneidade e a imprevisibilidade do futebol fazem com que o cérebro seja otimizado em cada partida, uma vez que as decisões devem ser tomadas rapidamente e os passos estritamente calculados para que a jogada tenha um bom resultado.

Combate a distúrbios mentais

A atividade esportiva por meio do futebol é capaz de ajudar no tratamento e na prevenção de distúrbios mentais como o estresse, a ansiedade e depressão. Uma vez que promove o foco e a relação social.

O trabalho em equipe e a sociabilidade combatem a tristeza e momentos de angústia e tristeza, e assim combatendo diretamente a depressão e a ansiedade. Ademais, o futebol também transmite momentos de entretenimento, e de aprendizado de valores como respeito às diferenças, às regras e as autoridades.

Melhora da coordenação

Os músculos do corpo trabalham em conjunto com o cérebro, relação essa chamada coordenação motora. Uma vez que a atividade física potencializa essa colaboração, com o futebol se adquire mais velocidade, e assim, mais facilidade de estabelecer estratégias rápidas em campo.

Logo, o futebol engloba todos os benefícios da prática de atividade física. Levando em conta a presença de choques e assim de quedas e lesões, pode não ser a melhor opção para você, porém não deixe a vida ativa de lado e adote uma das várias outras modalidades disponíveis.

Além da prática de atividade, considere os demais hábitos saudáveis em sua rotina e perceba em curto período de tempo a melhora em sua qualidade de vida.