5 alimentos saudáveis que saciam e dão energia

0
11
5 alimentos saudáveis que saciam e dão energia

As dietas de perda de peso estão cada vez mais restritivas, não oferecendo a quantidade de energia necessária no dia-a-dia. Os alimentos selecionados por essas dietas estão preocupados apenas com a perda de peso, o que pode ser extremamente prejudicial a saúde, influenciando negativamente no seu desempenho e o resultado de suas atividades cotidianas.

Assim, é necessário que seu corpo seja nutrido por alimentos também de cunho saudável, que não engordam, mas te alimentam e saciam de verdade. Pessoas que estão passando por algum tratamento, como o aparelho ortodôntico, devem selecionar ainda melhor esses alimentos. Veja a seguir 5 alimentos que você pode aderir em sua alimentação sem peso na consciência e que te dão energia sem interferir em seu emagrecimento.

1. Folhas verdes

As folhas verdes possuem uma alta taxa de fibras, responsável por dar saciedade. Além disso, essas folhas necessitam de uma mastigação mais demorada, e é através desse movimento preciso que se manda estímulos para o cérebro indicando que a quantidade ingerida foi suficiente.

2. Proteínas magras

As proteínas magras possuem todos os componentes necessários para a sensação de saciedade, compreendendo a claras de ovo, o iogurte desnatado e de carnes como o frango, o peixe, o peito de peru e bifes magros. Essas proteínas auxiliam no desenvolvimento da composição corporal, o que colabora com a sensação de plenitude.

3. Tofu

O tofu também é um alimento que possui uma boa quantidade de proteína, assim como o iogurte, o peito de peru, o queijo branco e o ovo, fazendo parte das fontes de poucas calorias que ainda transmitem uma saciedade duradoura.

4. Linhaça

A linhaça é outra boa fonte de fibras, e pode ser consumida combinada a diversos outros alimentos como salada, vitaminas e até mesmo os iogurtes. A semente ainda é capaz de promover um benefício a mais as mulheres, uma vez que possui ligina em sua composição, um tipo de fitoquímico com propriedades semelhantes ao estrógeno (hormônio feminino) que por suas alterações leva as desordens de tensão pré-menstrual (TPM) e menopausa, influenciando a conservação de líquidos, o estresse, e até mesmo sintomas da depressão.

5. Aveia

Assim como a linhaça, a aveia é prática e pode ser consumida de várias formas, fazendo com que seu consumo possa ser diário e frequente. Esse alimento é capaz de trazer uma melhora considerável na locomoção intestinal, além de atuar na manutenção da saciedade por um período prolongado e ajudar na redução da taxa de colesterol e de açúcar na circulação sanguínea.

Logo, a ingestão desses alimentos é de extrema importância para o ganho de energia, de nutrientes e para se manter satisfeito por longo tempo. É essencial que não só esses alimentos, mas todas as demais refeições sejam bem mastigadas para que esses efeitos sejam percebidos.

Com o alimento sendo mastigado devagar e com a quantidade necessária de vezes, o apetite irá diminuir, não precisando exagerar no consumo para se obter a energia; e assim, se consegue manter uma alimentação saudável, nutritiva e menos calórica. Caso queira saber de mais alimentos e realizar a sua reeducação alimentar, procure por um nutricionista.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here