A imagem profissional e sua importância

0
26
imagem profissional

Obter o sucesso e o reconhecimento profissional está ligado a diferentes fatores e um deles é a maneira que você se prostra no seu ambiente de trabalho. A sua imagem e a forma que você é visto e relacionado pelos seus colegas de profissão podem te fazer crescer ou regredir no mercado.

A imagem profissional e a reputação, embora sejam comumente tratadas como sinônimos, se divergem em diferentes conceitos. Você conhecer essas contradições e as formas de como fazê-las agir em seu favor pode te garantir excelentes resultados. Veja as principais diferenças entre esses termos:

A imagem profissional e sua importância

A imagem profissional se trata da visão que as pessoas possuem de você no trabalho. A maneira que você se prostra e age possui de fato um forte impacto no que pretende passar as pessoas em sua volta. Sua vestimenta, seu cabelo, acessórios e até mesmo o seu sorriso, são influenciadores de sua imagem. O sorriso é considerado sua porta de entrada, então mantenha a higienização adequada e a limpeza de dente com seu dentista em dia.

Essa percepção não abrange apenas a questão da aparência e estética, mas também a sua comunicação, postura e comportamento. A sua linguagem corporal influencia em como as pessoas te encaixam e o perfil que elas montam de você. Análise a áurea do ambiente e se encaixe de maneira pertinente.

Por se tratar de uma percepção, é pessoal e terá diferentes delas a seu respeito. Ao mesmo tempo que alguém pode gostar de sua conduta, outra pode não gostar tanto assim, ou até mesmo detestar. É um processo rápido e depende dos momentos que você coleciona com cada pessoa.

Justamente por esse motivo, a imagem profissional pode ser transformada ao longo do tempo e de acordo com suas necessidades. Cargos de liderança necessitam de adaptações, devendo saber como lidar com parceiros, com clientes e liderados, cada grupo com os valores condizentes.

Manter uma boa imagem profissional te ajuda a melhorar a segurança quanto a conquistas futuras, auxilia em suas eventuais mudanças e ajuda proporcionando novas oportunidades. É o seu “cartão de visitas” e permite que as pessoas te indiquem ou contraindiquem a outras.

O papel da reputação

A reputação possui diferentes qualidades e está ligada a forma como você age, não sendo influenciada pela imagem. É por ela que você demonstra o seu “caráter profissional” e a sua maneira de agir para alcançar seus objetivos e oferecer bons resultados e boas conquistas.

Ao mesmo tempo que a imagem é capaz de te apresentar a determinado grupo, a reputação é capaz de coagir e fazer com que a outra pessoa tenha interesse no que você tem a oferecer. A imagem é a forma que você se permite ser visto e percebido, já a reputação é aquilo que você tem a oferecer.

Por causa de suas características, a reputação é a mais difícil de ser formulada e reformulada. É necessário ter atenção em suas atitudes no processo de sua elaboração, já que se é difícil mudar o pensamento do outro a seu respeito e sobre aquilo que você faz.

Quando você possui uma boa reputação, consegue adquirir uma carreira consolidada e o prolongamento de sua atuação na profissão, se destacando no mercado o qual atua.

A construção da imagem profissional

Para melhorar sua percepção e assim, sua imagem, é necessário que você mude alguns hábitos e siga algumas dicas como:

  • zelar por sua aparência;
  • optar por uma vestimenta adequada ao ambiente;
  • exercitar sua comunicação;
  • procurar ter uma boa postura.

Cuidados quanto a reputação

Uma das divergências entre o conceito de imagem profissional e reputação é o tempo, o período de duração do que é propagado. A reputação se mostra como sendo algo prolongado e contínuo, sendo mais complicada de ser mudada, então, tenha cuidado em sua construção. É somente tendo atenção a suas ações que você poderá alcançar o que te levará ao sucesso, e para isso fique atento as seguintes precauções:

  • tenha coerência e ética;
  • exercite sua maneira de pensar e agir;
  • cumpra com seus compromissos;
  • invista em sua consistência.

Seguindo esses cuidados você evita não só erros de posicionamento, mas também evita um futuro de frustrações profissionais e assim, problemas financeiros. Não podemos colocar a opinião do outro acima da nossa, mas também não podemos ser ignorantes a ela. O mercado atualmente valoriza muito as indicações, e as indicações são feitas a partir da análise positiva de sua imagem, de seus resultados e ações.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here