A importância da cultura para a sociedade

0
16
importância da cultura para a sociedade
importância da cultura para a sociedade

Você sabe da importância da cultura para a sociedade? Muito se fala da importância da educação, da saúde e do esporte. Já a valorizamos devidamente? Estamos presenciando um período de valorização da estética, desde procedimentos como o clareamento dental ao preenchimento e de desvalorização de uma vertente que querendo ou não engloba diversos fins estéticos, a cultura.

Embora não seja devidamente apreciada, pode-se dizer que a sociedade é fruto da própria cultura. Tudo o que sabemos e conhecemos, todas as nossas ações se sustentam nela e se relacionam diretamente a ela. A cultura, quando não utilizada como forma de manipulação, apresenta o importante valor de unir comunidades e de levar a sensação de pertencimento a algo. Conheça mais sobre os valores culturais:

O que é cultura?

A cultura possui um conceito complexo por ser bastante ampla. Grande parte dos pesquisadores que se arriscaram nesse termo o expôs através de uma percepção e vivência. Os estudos de Stuart Hall, por exemplo, são referência e retratam a cultura como tudo o que pode ser representado, como sendo a nossa fala, jeito de se vestir, hábitos e costumes (gosto).

A fala, que representamos como uma convenção linguística, foi formulada durante o período da evolução histórica e social. Desde nossas vestimentas e atitudes costumeiras, também se tratam de uma forma de representação do legado cultural de cada geração. Um exemplo dessa questão é a celebração de certas datas culturais, como o natal que, no geral, se relaciona ao nascimento de Jesus Cristo.

Porém o conceito de cultura não se limita a isso. A pesquisadora Lúcia Santaella professora da PUC de São Paulo, considera a cultura a partir de duas óticas: a erudita e a popular.

A ótica erudita é aquela cultura que é referida pelas classes cultas, já a popular é aquela praticada pelas classes subalternas definidas por Santaella. Essa percepção de cultura ainda persiste, de certa forma, nos dias de hoje. Devido a tecnologia e a internet, essas barreiras foram extinguidas, fazendo com que a maioria da população tivesse contato com produtos culturais “cultos”, que eram até o momento benefícios apenas das classes mais altas, como telas famosas de pintores como Van Gogh e Da Vinci.

A importância da cultura para a nossa vida

A cultura apresenta diversos significados e seu sentido depende da maneira como os pesquisadores a definem, cada um a partir de seu ângulo de vista. Contudo, não se anula a sua relevância para toda a sociedade e para a nossa vida, principalmente por causa de ser a vertente que permite que o mundo faça sentido.

Stuart Hall definia a cultura como o principal fator para a formação da identidade e da pessoa como indivíduo, e como o que molda uma comunidade, uma região ou o mundo, a ser coerente e divergente das demais. Os indígenas só se diferem da cultura moderna por meio de sua cultura, que é formada por seus costumes, hábitos, valores e são esses conjuntos que fazem com que eles existam para a sociedade, que os classificam e os destacam.

A importância da cultura no desenvolvimento da sociedade

A cultura determina o valor e o conhecimento de um determinado povo ou nacionalidade. O lazer, o conhecimento e divertimento são alguns dos vários benefícios oferecidos a uma pessoa pelo fator cultural e quando esse fator é reconhecido, vira algo essencial para a evolução do homem no seu habitat natural, e assim, o que o interliga a novos costumes, concepções e ideologias.

Benefícios da vida cultural ativa

Ter uma vida cultural ativa é algo extremamente benéfico para o homem. Além de tornar a vida mais prazerosa, trazer o fator de pertencimento a algo e o sentimento de está contribuindo com algo maior, a cultura gera a tolerância pelo diferente, o conhecimento de outros povos e nações historicamente e socialmente, amplificação da visão de mundo e também da criatividade.

Assim sendo, a cultura consegue ser a solução de problemas sociais como a criminalidade e as drogas. Outras qualidades culturais são: motivação para desenvolver o intelectual, para alterações de atitudes, de como se prostra socialmente, criação de um caráter simbólico, aumento dos relacionamentos e auxílio na disseminação de tradições.

A cultura consegue ser um dos melhores combates a diversos problemas socioeconômicos não só no Brasil, mas no mundo. É capaz de influenciar na autoestima, no bem-estar físico e psicológico, e na condução profissional no ramo social e corporativo.

Com isso, a forma como a cultura contribui com uma variedade de valores, de matéria e identidade visual, é de grande importância para nossa formação, no fortalecimento de cada identidade, e para nossa participação nos ambientes e nas causas sociais; devendo ser mais valorizada e acessível a toda população.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here