A influência nas mídias sociais

0
30
A influência nas mídias sociais
A influência nas mídias sociais

A influência nas mídias sociais | As mídias sociais atualmente são o ponto de encontro de diferentes tipos de relacionamentos, podendo ser esses relacionamentos entre pessoas e pessoas e empresas. Assim, com a origem de diversas inovações, e a evolução das tecnologias, novas profissões e especializações surgiram para estudar essas mudanças e como elas mudam o homem e o seu jeito de agir e pensar.

É evidente que as mídias sociais afetam diretamente as pessoas, seja por tendências ou por alguém que as identificam e inspiram. Saiba mais sobre:

Necessidade de se comunicar

O homem sempre teve a necessidade de relacionar um com o outro. A necessidade de se comunicar faz parte de nós desde a era primitiva, o diferencial da atualidade se limita na velocidade de ida da mensagem e volta do feedback. Por conta da internet e das novas mídias, a distância não é mais uma barreira da informação a quem possui seu acesso.

Os meios de comunicação influenciaram imensamente no desenvolvimento e posicionamento do ser humano. Devido também seu alcance, a comunicação, que já possuía um papel importante em nossa moldagem social passou a ser essencial.

Necessidade das mídias sociais

Para grande parte dos usuários, o uso das mídias sociais é rotineiro e de extrema necessidade, sendo até mesmo obrigatório. São grandes os números de quem trabalha ou possui ramificações profissionais nas redes sociais, fazendo parte do grande leque de necessidades sanadas por elas.

Informação, publicidade, atração de certo público, lazer, busca por oportunidade e objetivos profissionais, as mídias sociais vão muito além do diálogo a distância. Os números de usuários aumentam a cada dia e a função de comprar seguidores para crescer sua rede social é algo buscado pelas pessoas. Assim como outra funções e finalidades. Segundo dados da ONU, em 2019 mais da metade da população mundial estava na internet, totalizando cerca de 51%.

Se origina assim o que se denomina ‘’aldeia global’’, essas mudanças que moldaram e ainda moldam a sociedade mudaram até mesmo o seu conceito. A aldeia global possui influência direta no comportamento social assim como ele também possui influência sobre ela.

Novas profissões e novas influências

Os influencers, youtubers e social medias são algumas das profissões originadas do surgimento das mídias sociais; visam a identificação e assim, a atração de público. As mídias sociais possibilitam que acompanhemos a vida do outro e fiquemos mais ‘’próximo’’ dele. O público-alvo quando alcançado pode impulsionar a conta, a personalidade ou a empresa de forma exponencial.

Além desses profissionais, a identificação pode vir de pessoas que já conhecemos, e com isso, pequenos hábitos e ações podem ser imitados. É através da identificação que surge as tendências e as preocupações com ações feitas e até mesmo com a estética.

Valorização da estética

A valorização da estética aumentou bastante de uns tempos para cá. O surgimento de novos vaidosos se deve a padronização idealizada que dominou as redes e mudou a visão das pessoas quanto ao que é aceitável ou não. De procedimentos estéticos simples como clareamento dental à procedimentos mais complexos como botox, tudo em nome da aceitação.

Não pode ser descartado o bem-estar e a valorização do ‘’eu’’; a aceitação e a vaidade podem estar relacionadas aos movimentos de valorização da identidade e individualidade que estão cada vez mais fortes, lutando contra a padronização predominante.

O impacto das mídias sociais

As mídias sociais estão constantemente nos impactando até mesmo sem percebermos. Assim como as novas tendências e profissões criadas a partir delas, a influência em massa que elas proporcionam impactam até mesmo quem não possui acesso à internet. As pessoas estão cada vez mais conectadas, porém, há ainda quem não possui condição financeira ou geográfica para se integrar a ela.

Como as mídias sociais são o reflexo da interação interpessoal, pode-se dizer que atua como uma vitrine não só de relações, mas de pessoas que nos permitem ter certa relação, mesmo sem se conhecer na vida real. A partir do momento que trazemos suas referências para fora das telas do celular, do notebook, do tablet e do computador; pessoas que não tinham o contado direto com alguma referência desse meio passam a ter uma mínima noção do que se passa no mundo virtual.

A amplitude da rede

O impacto das redes sociais atinge todas as áreas, fazendo com que elas se sintam na necessidade de moldarem as mídias. A moda, a criação de novos estilos, não apenas de se vestir, mas também de comportamento, atualmente são marcas extremamente visíveis das mídias sociais na sociedade. É cada vez mais comum se deparar com alguém na rua com a mesma roupa, tênis, com o mesmo produto que você.

Essas marcas visíveis são advindas também da necessidade de se sentir integrado a algo ou algum grupo. O ser humano se relaciona na intenção de ter uma relação mútua, com troca, de afeto, mas também de conhecimento, valores e ideais. A juventude que nasceu junto com a internet mostra o poder que a própria internet teve de mudar uma geração, a diferenciando drasticamente de todas as outras.

Integração vs conflito de pensamento

Como tudo que apresenta seu lado positivo possui o seu lado negativo, as mídias sociais, além de promoverem uma facilidade de relacionar com outras pessoas, empresas ou instituições; também acabou por promover uma série de conflitos ideológicos. Há constantes representações dessas discussões por toda internet e elas são possíveis pelas divisões das bolhas sociais.

As bolhas sociais se tratam do conjunto de pessoas que se identificaram entre si e mantêm, seja um gosto musical parecido, fatores sociais, étnicos, ou qualquer pensamento similar, fazendo com que se movimentem e sejam reconhecidos pelo conjunto.

Os conflitos entre bolhas sociais são frequentes, porém, os algoritmos das redes sociais então diminuindo a densidade desses acontecimentos; isso se deve a captação dos dados de gostos e interesses dos usuários, que quando processados, retornam a ele e delimitam assim as informações recebidas. Esse fato pode ser positivo, mas a falta de debate e de contato com opiniões diferentes podem fazer com que o usuário se prenda a visão de mundo da bolha, não se desenvolvendo.

Assim, com a certeza de que somos influenciados sim pelas mídias sociais, devemos ter sabedoria e moderação durante o uso, o uso constate pode influenciar diversos danos à saúde; físicos e psicológicos, além das várias ciladas escondidas entre seus nós.

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here