As vantagens do vôlei na saúde e emagrecimento

0
32
vôlei

O voleibol, popularmente chamado de vôlei no Brasil, se originou nos Estados Unidos em 1895 e se tornou um dos esportes mais conhecidos do mundo. Se trata de uma modalidade executada em uma quadra dividida por uma rede, sendo duas equipes competindo com seis jogadores cada.

O objetivo do jogo é fazer com que a bola toque o chão da divisão da quadra adversária, tendo 5 sets e o limite de 25 pontos cada. A falta de contato físico foi uma das motivações para a criação do esporte, fazendo com que a incidência de choques e lesões fossem raras, e fazendo com que seja uma prática acessível aos idosos. O voleibol é um dos esportes de característica olímpica e é regulado pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB). Conheça mais sobre esse esporte e os seus benefícios a saúde:

O vôlei e os seus benefícios

A prática de atividade física é amplamente indicada pelos seus inúmeros benefícios a nossa saúde, sendo capaz de prevenir uma série de enfermidades. Com isso, o vôlei se vê como uma das diversas opções de esportes existentes, contendo vantagens comuns e adicionais com a sua execução. A escolha do esporte ideal pode ser mais difícil do que o dilema para se escolher as cores de aparelho, porém, o voleibol não vai te decepcionar se o que você tem em vista é a maior qualidade de vida e o emagrecimento.

Além da diminuição das oscilações de humor e promoção da melhora da autoestima, o vôlei possui atuação em todo o corpo, sendo capaz de oxigenar o cérebro por meio do estímulo aeróbico e beneficiar a saúde mental. Por ser um esporte grupal, ajuda no tratamento de doenças psicológicas através do fator de interação social. Quanto a saúde geral atua também na redução de problemas como o sedentarismo, a glicemia desregulada, o colesterol alto e a obesidade.

Como dito, o vôlei possui uma variedade de vantagens, entre elas estão: o aumento da flexibilidade, fortalecimento do corpo, alívio do estresse, aumento da massa corporal, auxílio quanto a saúde dos ossos, auxilia na força e resistência aeróbica e anaeróbica corporal, melhora da coordenação motora, melhora da cognição, das capacidades físicas funcionais e cardiorrespiratórias.

Cuidados ao jogar voleibol

A prática de atividade física é capaz de influenciar a ocorrência de lesões e de certo risco a saúde, uma vez que praticada irregularmente e sem o acompanhamento profissional necessário. Mesmo que pela falta de choque e pela raridade de lesões, elas ainda podem acontecer, sendo a lesão de torção a mais comum delas. Esse tipo de lesão ocorrer pelo movimento brusco de saltar e cair no solo após bater na bola, no qual o jogador não consegue se estabilizar. O vôlei quando associado a outra prática esportiva diminui o risco de lesões.

A presença desses riscos na prática de esporte é comum, entretanto, a prática de esporte deve ser regular para se evitar lesões e complicações cardíacas. Deve se ter em mente que os benefícios da prática de alguma atividade só serão percebidos com a adesão de uma alimentação saudável e equilibrada. Acople a vida ativa com a ingestão de alimentos selecionadas, evitando ao máximo os alimentos industrializados. Realizar exames periódicos e visitar o seu médico regularmente também influenciará positivamente em sua saúde e bem-estar.

Indicações e contraindicações

O voleibol não possui restrições de público, uma vez que foi pensado justamente para ser um esporte acessível a presença de debilidades. Pessoas altas podem se destacar no esporte por estarem mais próximas à altura da rede. Esse esporte é recomentado para todas as faixas etárias, podendo ser abordado de formas diferentes e lúdicas para crianças e idosos. No entanto, mesmo com as alterações, o esporte continua cumprindo o seu objetivo de sociabilidade, entretenimento e saúde.

O vôlei, assim, se formula como um esporte que praticamente não possui contraindicações, uma vez que a principal barreira da maioria dos esportes é a ideia. Contudo, é fundamental realizar uma avaliação prévia da condição física, principalmente pessoas que já identificaram certo problema de saúde. É por meio da análise profissional que se saberá as restrições a serem seguidas.

Pessoas que sofrem por alguma debilidade nos braços, joelhos e na coluna, ou com alguma complicação cardiovascular, devem se atentar as suas condições, sendo essas avaliadas, identificadas e tratadas por um profissional.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here