Como a tecnologia influência nossa qualidade de vida

0
24
Tecnologia e qualidade de vida
Tecnologia e qualidade de vida

Como a tecnologia influência nossa qualidade de vida? As tecnologias mudaram extraordinariamente nosso modelo de vida. Uma das formas de provar essa mudança é o contraste das gerações passadas e as mais novas. A maneira como as inovações foram invadindo nosso espaço e fazendo parte do nosso dia-a-dia, a nossa maneira de ver o mundo, de nos posicionar a ele, nossa maneira de pensar e agir, mudou completamente.

Assim como diferentes gerações foram impactadas em níveis diferentes com a chegada dessas inovações, assim é com a diversidade de áreas de atuação, de mercado, e assim em cada parte de nosso cotidiano. Saiba mais sobre esse impacto:

O impacto da tecnologia em nossas vidas

O avanço tecnológico tem contribuído para a comunicação em geral, com a distribuição de informação e serviços, e para o conforto e promoção de mais agilidade a processos. A relevância do maquinário que a tecnologia nos possibilita vai muito além do setor industrial, a área da saúde vem sendo beneficiada em todos os seus segmentos, desde o setor científico, à medicina e odontologia.

Desde os processos básicos, como a produção de vacinas, o raio-x e o aparelho ortodôntico à criação de novas técnicas de tratamento de doenças graves como o câncer; a tecnologia foi um fator crucial para que pudéssemos ver diversas pesquisas se tornarem realidade.

Além das máquinas, os aparelhos eletrônicos e os meios de locomoção estão cada vez mais evoluídos e acessíveis a toda população. Do televisor de tubo à TV smart, da internet discada ao Wi-fi, do Fusca à Ferrari, o quanto mudou e o quanto a tecnologia colaborou a essa mudança?

Tecnologia e relacionamentos

Além de mudar totalmente o mundo a nossa volta, a tecnologia mudou também a nossa forma de ver e interagir com ele. Família, amigos, conhecidos ou desconhecidos, empresas ou instituições, independente da distância e quem seja, é pela tecnologia que temos garantia de interação em qualquer hora do dia.

Aplicativos e redes sociais então cada dia mais evoluídos e possuindo diversas ferramentas para sanar uma necessidade do usuário. Aplicativos de alimentação, transporte, pagamentos e compras grandes ou pequenas são inovações recentes que atualmente não conseguimos nos imaginar sem.

Há também as redes sociais focadas em interesses amorosos, em diálogos durante partidas de jogos e para fins profissionais; a cada dia mais o homem interage de forma diferente consigo mesmo através da tecnologia e cada vez mais com a própria tecnologia.

Tecnologia e inovação

Não existe tecnologia sem inovação e não existe inovação sem criatividade. A ciência, o estudo e as pesquisas, são fundamentais para o avanço tecnológico. Para que o fluxo de evolução continue rápido e frequente deve haver o investimento. Infelizmente, países em desenvolvimento como o Brasil investem menos em pesquisas científicas, fazendo com que seus processos de finalização se atrasem e fiquem cada dia mais distantes.

A criatividade é a chave da inovação. A tecnologia em si e tudo que existe de tecnológico surgiu não só de uma necessidade, mas de uma nova ideia, de uma nova forma de pensar. A inovação é inovar, e inovar é exatamente fazer diferente, não se endireitar, mas seguir os instintos. É essa tendência natural que muitas empresas estão buscando ultimamente, nos sentimos atraídos pelo novo, e o novo nos providencia novas possibilidades.

Tecnologia e sedentarismo

Com o surgimento das tecnologias e suas facilidades, diversas ações que reivindicavam de um certo movimento para serem feitas foram tiradas de nossa rotina e fazendo com que nosso estilo de vida se tornasse cada vez mais sedentário. O sedentarismo promove uma série de danos ao nosso bem-estar e qualidade de vida, como a obesidade, a indisposição, o estresse e diversas doenças crônicas.

A tecnologia nos traz muitos benefícios, isso é fato, mas a facilidade e a comodidade que nos encontramos gradualmente vai influenciando com que nossa vida também se torne mais curta. É necessário o equilíbrio de tempo de exposição a essas tecnologias com uma rotina de atividades físicas para que possa se manter o físico saudável. A prática de exercícios ao ar livre é beneficial também a saúde mental, já que, a tecnologia pode influenciar o estresse, a depressão e a ansiedade.

Portanto, deve ser colocado em alta a discussão desses problemas e nas alterações do comportamento corporal que é influenciado diretamente pelo avanço tecnológico. Não há nada de errado com a tecnologia, mas a partir do momento que não nos desprendemos dela, prejudicamos o que temos de mais natural, o nosso corpo. Assim como o presente está em constate mudança, todas essas mudanças irão influenciar o nosso futuro, seja positivamente ou negativamente.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here