Como uma alimentação saudável pode evitar problemas de coração?

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alimentação saudável e problemas de coração
alimentação saudável e problemas de coração

Como uma alimentação saudável pode evitar problemas de coração? Ter uma alimentação saudável é a chave para conter doenças e diferentes enfermidades, além de melhorar o condicionamento físico. Uma dieta saudável, com baixa taxa de colesterol e baixa gordura, não é o suficiente para controlar esses danos. Consumir alimentos com menor quantidade de colesterol não é capaz de diminuir os níveis de colesterol, por mais duvidoso que seja.

Os grandes inimigos da saúde de nosso coração são os alimentos industrializados e que geralmente são rotulados como alimentos com baixo teor de gordura. Infelizmente, o mercado das dietas é repleto de competividade e não há uma verdade definitiva, apenas mares de técnicas de venda. Veja a seguir algumas dicas que vão te guiar para montar o seu próprio cardápio ideal:

Não existe uma dieta genérica

Grave isso, não há uma dieta que pode abranger todos os perfis, existe uma dieta ideal para cada pessoa. O que há de fascinante na medicina é justamente isso, cada pessoa é única e uma mesma medida ou tratamento pode receber diferentes reações. Até mesmo fatores como se a pessoa já passou ou está em meio a um procedimento médico, cirúrgico ou odontológico. As lente de contato dental também podem diferir cardápios.

Um medicamento pode ter resultado espontaneamente positivo em uma pessoa e ser fatal para a outra. A dieta também é assim, cada componente e alimento que ingerimos funciona como esse remédio, pode ter uma resposta muito boa, ou muito ruim. Então, não busque por tendências, o que funciona com aquela “influencer” que você acompanha pode não ser o que irá funcionar para você.

Procure o que te faz bem 

Se você está seguindo uma dieta que não te faz bem e que não possui alimentos do seu gosto, é melhor parar agora do que passar por ela amargurado. A dieta pode ser comprovada cientificamente, mas, se você não se interessa pelos alimentos servidos, uma hora ou outra vai desistir no caminho. Então, antes de começar qualquer dieta que vê na internet, como a dieta do ovo, análise a fundo, se conheça e busque aquela que mais se encaixa com você. Existe uma variedade de alimentos e pratos saudáveis e uma combinação a seu gosto é possível de ser conseguida.

Procure uma alimentação saudável e fuja de alimentos processados e evite problemas de coração

A dica mais importante de todas! A maioria das pessoas possuem uma dieta composta por volta de 70% de alimentos altamente processados e esse é um dos principais motivos de grande número de pessoas atualmente serem diagnosticadas obesas, diabéticas, com pressão alta e com índice a desenvolver alguma doença cardíaca.

Os alimentos processados possuem várias definições, mas são basicamente alimentos industrializados, com grande quantidade de açúcar ou grãos refinados. Alimentos processados possuem componentes que poderiam não ser reconhecidos como comestíveis, como produtos químicos e conservantes, o que assusta ainda mais e provoca uma série de danos a nossa saúde.

Escolha sempre alimentos naturais

Você não vai conseguir escapar dos vegetais. Todo nutricionista, ou qualquer profissional da saúde vai lhe dizer a mesma coisa, os vegetais e alimentos à base de plantas devem tomar grande parte da sua dieta. Inicialmente, se você é daqueles que consomem 70% de alimentos industrializados, tente reverter seus dados e troque essa quantidade com a de alimentos naturais, a diferença será nítida. Com isso ter uma alimentação saudável irá te ajudar a manter os problemas de coração longe.

Alimentação regrada pode ser a chave 

A quantidade ainda importa. Comer com exagero não está como uma escolha já que comer deliberadamente pode também influenciar negativamente na sua qualidade de vida. Portanto, procure consumir sempre em busca de se saciar, com uma mastigação lenta e precisa, para que o organismo envie esse estímulo no momento certo ao cérebro.

Uma técnica de controle é optar por pratos menores na hora da refeição, assim se diminui a quantidade de ingestão de alimentos e não há muito estranhamento.

Procure comer em casa 

Para quem possui tempo de cozinhar, a melhor escolha é sempre preparar a sua própria refeição em vez de cair na tentação de comer fora. Só você conhece seus limites e sabe o que pode comer, então se o que está em risco são seus bons resultados, mãos na massa. Além do mais, em sua casa estão os alimentos de melhor qualidade, selecionados e com certeza, mais saudáveis.

Para cozinhar em casa, você não precisa ser nenhum expert em culinária, somente focar em um prato ainda mais colorido com alimentos nutritivos. Cozinhar no conforto de casa pode ser ainda mais rápido do que sair para comer, e claro, mais barato. Você pode começar pela refeição que você gosta ou a mais simples e ir gradualmente para as outras.

Hoje em dia existem vários estabelecimentos de comida saudável por aí que oferecem serviço de entrega, caso seu dia não colabore, escolha sempre comprar alimentos da melhor qualidade possível. Construir uma dieta rege autoconhecimento, reconhecimento e paciência, tente sempre testar novas porções ou até mesmo novas dietas regradas, as adaptando e adotando a que melhor te atende.

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