Conheça a hidroterapia e seus benefícios

0
34
hidroterapia

A hidroterapia foi popularizada juntamente com a descoberta do poder curativo da água e a sua adequação a fisioterapia. Em sua prática é utilizada água quente ou fria, possuindo efeito na reabilitação de diversos tipos de casos e lesões. Pessoas que sofreram alguma lesão ortopédica ou possuem certo problema reumatológico e neurológico costumam optar por essa vertente, uma vez que a presença da água faz com que a prática dos exercícios não traga tanto desconforto.

A tecnologia, assim como em demais áreas da saúde, na odontologia com o invisalign, por exemplo, também é encontrada nessa divisão da fisioterapia, uma vez que a temperatura da água pode ser constantemente regulada visando um melhor resultado. Saiba demais particularidades da hidroterapia:

A hidroterapia e a sua atuação na fisioterapia

A principal motivação da hidroterapia é a reabilitação, a cura de lesões disfunções ortopédicas, respiratórias, neurológicas, vasculares e reumatológicas melhorando consideravelmente a qualidade de vida do praticante, atuando antes ou depois de algum processo cirúrgico.

A fisioterapia aquática é vista como uma das oportunidades de reabilitação da fisioterapia em si e a sua execução é supervisionada por um fisioterapeuta, podendo a sessão ser particular ou grupal. O maior benefício quanto a presença de água na prática de exercícios fisioterapêuticos é a sua ampla atuação sobre o corpo do paciente, podendo auxiliar no emagrecimento e oferecendo uma maior liberdade de movimentação. Assim, o fisioterapeuta consegue trabalhar uma variedade de músculos, aderindo diferentes comandos e intensidades nos exercícios.

Os benefícios da hidroterapia

Sensação de relaxamento

Uma vez que o paciente possui um bom relacionamento com a água e sente conforto em meio a ela, a sensação de relaxamento pode ser ainda maior. A água, quando aquecida pode potencializar ainda mais esse bem-estar, diminuindo a tensão dos músculos, já que atua no relaxamento das fibras musculares.

A água é um recurso que atua na diminuição do esforço corporal e das forças compressivas, por meio da ação do empuxo, diminuindo a ação do sistema tônico postural, influenciando rápidas respostas dos músculos e permitindo uma maior sensação de relaxamento.

Maior força muscular

O aumento da força muscular se deve a resistência da água, que está relacionada a ação de suas propriedades: o empuxo, a viscosidade, e a pressão hidrostática. A água possui maior resistência que o ar, fazendo com que as articulações fiquem mais livres, beneficiando a execução de vários movimentos.

Os exercícios quando realizados na água são mais uniformes e mais fáceis de se manter a velocidade, o que faz com que a contração muscular ser maior. Entretanto, a presença de cãibras e dores nos pacientes após a saída na água deve ser uma preocupação para o fisioterapeuta.

Maior intensidade

A água possui propriedades hidrodinâmicas e termodinâmicas, o que facilita na maior amplitude das articulações. Na piscina, é natural que se sinta uma diminuição da força compressiva articular, fazendo com que a dor dos exercícios seja reduzida e que eles sejam realizados com maior intensidade.

O efeito termodinâmico, por sua vez, é capaz de trazer mais vantagens, melhorando na sintetização do líquido sinovial, contribuindo com a circulação sanguínea, e trazendo mais facilidade para a execução de certos exercícios fisioterapêuticos.

Melhor circulação sanguínea

Logo após adentrar a água quente, a pele do paciente passa a absorver o calor. A maior temperatura da água permite o efeito de vasodilatação, que atua aumentando o aporte do sangue em circulação no organismo, otimizando o aporte sanguíneo também para os músculos. A vasodilatação ainda ajuda na cicatrização e beneficia o organismo de diversas outras formas.

Maior liberdade de movimentos

A presença do paciente na água permite que o paciente tenha mais segurança e liberdade na execução dos exercícios, influenciada pela falta de risco de queda. A hidroterapia ainda pode ser ainda mais eficiente que a fisioterapia fora d’água, alcançando ainda mais resultados se realizada em grupo, já que há um compartilhamento da energia e de motivação entre ou praticantes, além de que a socialização auxilia na distração na prática.

A hidroterapia é uma eficiente escolha para quem quer praticar a fisioterapia de uma forma ainda mais agradável, e com a sua associação de diferentes tipos de técnicas, consegue ter um impacto positivo na saúde do praticante. Para melhores resultados, é importante se preocupar também com a qualidade de sua alimentação, juntado a vida ativa com uma dieta saudável e equilibrada.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here