Conheça as principais inovações na odontologia

0
11
inovações na odontologia

Com os avanços da tecnologia diversas inovações na odontologia surgiram, oferecendo possibilidades que antes pareciam impossíveis para os profissionais e os pacientes.

Assim como no ramo da medicina, a odontologia está em constante evolução, oferecendo mais conforto e eficiência para aqueles que necessitam dela.

Neste artigo falaremos sobre as principais inovações na odontologia e os benefícios que elas podem trazer.

Aparelho invisível

Há algum tempo, algumas pessoas que necessitavam utilizar o aparelho ortodôntico poderiam evitar o uso por conta da estética desse procedimento, outras ainda realizavam mas não se sentiam bem com a própria imagem.

Afinal, não são todas as pessoas que se agradam com os bráquetes e fios aparentes. Para isso, o aparelho invisível se tornou a melhor solução.

Além de trazer um ótimo resultado, assim como o modelo tradicional, o modelo consegue realizar o procedimento de maneira muito mais “delicada”, permitindo que a estética seja preservada.

Com isso, profissionais que trabalham usando a própria imagem, como modelos ou influencers, apostam cada dia mais nessa inovação.

Anestesia eletrônica

Alguns procedimentos podem ser mais dolorosos e, nessa situação, a anestesia acabou se tornando uma grande aliada dos pacientes.

Apesar disso, ainda havia casos mais específicos em que as pessoas apresentavam medo da agulha.

Para que essa situação fosse solucionada, a anestesia computadorizada foi desenvolvida.  Nesse caso, o processo de anestesia é realizado por aparelhos equipados com microprocessadores.

Com essa ferramenta, a quantidade de anestésico pode ser controlada e aplicada em menor velocidade. Além disso, ela não oferece nenhum incômodo ao paciente ao ser aplicada.

Gel removedor de cáries

Além das dores causadas pela cárie, o que incomoda grande parte dos pacientes em tratamentos odontológicos é o barulho gerado pelo uso do motorzinho ao realizar a limpeza e retirada das bactérias.

Nesse contexto, o gel removedor de cáries surgiu, de modo a diminuir a necessidade do uso das brocas.

Para seu uso, é necessário recorrer a uma ferramenta chamada cureta, mas a retirada é feita de forma simples.

Na prática, é feita a aplicação de um gel no dente lesionado, fazendo amolecer a parte estragada, tornando mais fácil a solução do problema. Com isso, o procedimento é indolor e não demanda o uso da anestesia.

Clareamento dental

Anteriormente, a maioria dos procedimentos de clareamento dental envolvia o uso de ácidos.

Hoje esse procedimento mudou, sendo possível realizá-lo até mesmo em casa, de forma segura e eficiente, com o uso de uma moldeira.

Essa modalidade permite uma maior mobilidade e facilidade do procedimento, pois só é necessário uma consulta para a produção do molde e indicação de como fazer o tratamento.

Já no consultório, é possível utilizar esse mesmo processo, bem como lasers que promovem um tratamento mais ágil.

Impressoras 3D

Não só na odontologia, mas as impressoras 3D têm sido um grande sucesso em diversos ramos. Isso porque ela otimiza a produção de diversos itens, de acordo com as medidas estabelecidas.

Com isso, é possível realizar moldes ou imprimir produtos que serão usados nos tratamentos.

A partir do molde da arcada dentária do paciente, são geradas imagens dimensionadas que são impressas pelo aparelho.

Após isso, os materiais podem ser construídos com base nos dentes e proporções bucais, auxiliando no conforto durante o procedimento.

Assistentes virtuais

Assim como as impressoras 3D essa inovação tem se destacado bastante nos diversos segmentos profissionais, inclusive no odontologico.

Com o avanço da tecnologia e necessidade de otimização de processos, a inteligência virtual acabou se tornando uma das ferramentas mais eficientes, principalmente quando consideramos as assistentes virtuais.

Agendamentos, exames e contatos podem ser feitos e planejados a partir das assistentes virtuais, evitando a necessidade de contatos diretos e físicos para as marcações, por exemplo.

Do mesmo modo, a ferramenta permite um contato mais fácil e próximo do paciente, estreitando os laços dentro de períodos pré-determinados, sendo muito vantajosa.

Imagine só o conforto que os pacientes têm ao poder agendar um tratamento de canal em sua própria casa?

Além de garantir a segurança neste momento de pandemia, qualquer imprevisto pode ser notificado em poucos cliques, trazendo mais agilidade e bem-estar no processo.

O horário é automaticamente agendado no sistema, ou cria uma solicitação para a validação da equipe responsável pelos agendamentos, que confirmam a consulta para o paciente.

Além da assistente, outra ferramenta vantajosa é o Chatbot, que consegue agendar as consultas pelo site ou redes de mensagem virtual.

Em ambos os casos, com algumas ferramentas, funções como envio de lembretes de consultas, soluções de dúvidas ou enviar informações pré e pós exames também podem ser utilizados, garantindo ainda mais satisfação.

Afinal, diversos procedimentos como a colocação de lente de contato demandam cuidados após a realização, e esse contato demonstra o cuidado e preocupação por parte da empresa.

Aplicando essas tecnologias em seu consultório, o seu conforto e o do seu paciente se tornarão cada vez melhores e maiores.

O futuro tem sido promissor para o ramo da odontologia, e os profissionais que abraçarem essa inovação têm uma probabilidade muito maior de se tornarem grandes referências no mercado.

Conteúdo produzido por Dayane Goes, redatora da rede Clínica Ideal.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here