Descubra como precificar serviços estéticos

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Descubra como precificar serviços estéticos
Descubra como precificar serviços estéticos

Quer descobrir como precificar serviços estéticos? Uma precificação correta dos serviços é essencial para um negócio de sucesso, já que é o que cobre os custos e é capaz de converter um lucro satisfatório. Assim como são frequentes perguntas como quanto custa um implante dentário? Para procedimentos odontológicos, perguntas relacionadas a precificação também são frequentes na estética e a resposta pode manter ou não o cliente.

Desse modo, essa tarefa pode não ser tão simples e você se sente em meio a tantas variáveis e sem saber se está ou não cobrando um preço justo. Além disso, diversos fatores podem influenciar no seu preço final e complicar ainda mais as coisas. Veja como você pode tomar o controle da situação:

Noção e identificação dos custos

Os custos são os conjuntos de gastos que se tem ao oferecer determinado serviço. O valor é aquilo que é percebido pelo cliente, é algo adicional, o diferencial do seu negócio ou serviço. O preço é o conjunto dessas duas variáveis. Se você presta um serviço diferente do que é encontrado no mercado, já é motivo de o preço ser valorizado.

Para começar, tenha uma noção de seus custos fixos e das demais variáveis de seu negócio. Esses valores devem ser levados em consideração e calculados para um melhor entendimento. Os custos são divididos em fixos, semifixos e variáveis. Os custos fixos são os valores que serão cobrados sem relação com o seu faturamento, os semifixos são as contas mensais e que variam constantemente, já as variáveis são os custos referentes as emergências e situações imprevistas.

Custo do serviço e horário do profissional

Outra variável a ser calculada é o custo do serviço característico, pois, em cada um será utilizado um tipo de produto que terá um certo tempo de duração. É interessante então que esse tempo seja anotado, juntamente com o valor da hora de seu trabalho.

Outros fatores que pode influenciar a precificação do serviço são as frações dos produtos e também devem ser consideradas. Para a realização da conta, o valor total do produto deve ser dividido pela quantidade de suas aplicações.

Margem de lucro pretendida

A margem de lucro são as sobras do seu faturamento, após todos os custos serem pagos. É parte do salário de seu trabalho e a quantidade almejada deve ser evidenciada em certo momento. Para que ela seja agradável é preciso conhecer o seu mercado de atuação e definir o lucro que deseja ter. É necessário ressaltar que nem todos os serviços devem possuir a mesma margem, já que não possuem o mesmo custo e tempo de duração.

Procedimentos que apresentam uma alta concorrência devem ter uma margem de lucro menor para que seja oferecido um preço mais competitivo. Se caso sua clínica tenha renome e já possuir um valor agregado, a margem de lucro possui tendência em subir. Ao serem levantados os seus custos e a margem de lucro ideal, o resultado da soma é o preço indicado para cobrar pelo procedimento.

Preços da concorrência e variáveis do mercado

A análise dos valores de seus concorrentes é essencial para que possa ser estabelecido um preço competitivo. Caso o preço identificado seja muito mais alto ou baixo, deverá ser recalculado seus custos, pendendo de sua estratégia de mercado.

Se o seu preço for mais alto, evidencie o seu diferencial e o valor agregado a seu público e estabeleça um bom marketing e um bom atendimento para fortalecer a aceitação de seu preço.

Além dos custos e da margem de lucro, o preço ideal pode ser influenciado de forma direta ou indiretamente por diversos fatores, mas isso depende de seu mercado de atuação. Há medidas que você pode fazer, como:

  • Realizar uma pesquisa de preço do seu mercado na região;
  • Avaliar os serviços oferecidos por outros profissionais;
  • Segmentar as características do seu público (condição financeira e social);
  • Estabelecer o valor agregado de seus serviços.

Identifique o problema do seu cliente

Ao identificar o problema do seu cliente em potencial, você tem o conhecimento do que oferecer e de como chamar a atenção. É através dessa informação que você pode identificar o seu próprio cliente e, ao oferecer a opção de sanar os seus problemas, eles se sentirão satisfeitos em pagar pelo seu serviço.

Os problemas podem ser óbvios e objetivos e em outros casos não, já que o cliente não consegue visualizá-lo. Nesse caso, é necessário que você se preocupe em fazê-lo perceber algum, para que ele possa sentir na necessidade de pagar pelo seu serviço.

Então, na hora de precificar seus procedimentos estéticos, tenha em mente todos os custos de seu trabalho, os preços dos concorrentes e o lucro que você deseja obter. Ao empregar valores atraentes e justos aos seus serviços, você alcança um melhor desempenho de seu negócio e colabora para aumentar o número de clientes e na fidelização de cada um.

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