Entenda a relação entre dietas e problemas ortodônticos

0
8

Algumas pessoas iniciam uma nova dieta não apenas por questões estéticas, mas também pela propria saúde.

Levando em consideração que alguns alimentos ricos em carboidratos serão retirados da rotina, algumas pessoas podem entender que isso também trará resultados para a saúde bucal, mas é importante estar atento a essas informações.

Neste artigo iremos falar da relação entre as dietas e problemas ortodônticos.

A dieta pode influenciar na saúde dos dentes?

Levando em consideração que a nutrição influencia diretamente todas as funções do corpo, sim. 

Perca o ganho de peso quando é feito de uma maneira muito acelerada vindo por aquilo que você come, também interfere no equilíbrio da sua saúde bucal. 

É importante entender que o seu bem estar começa pela boca porque tudo aquilo que ingerimos pode levar inclusive a acidentes da nossa língua ou a proliferação de bactérias. 

A orientação é que independente de qualquer alimentação realizada beba muita água e tem um prato repleto de legumes e verduras. 

Devo consultar um dentista ao iniciar uma Dieta? 

Sim, tudo bem que para início você imagina que o nutricionista é o único profissional que deve ser sinalizado, mas qualquer mudança na sua alimentação provoca alterações em todo seu corpo. 

Conversando com um profissional dentista, por exemplo, ele pode te indicar alimentos que a longo prazo podem trazer benefícios para deixar os seus dentes mais bonitos e saudáveis. 

Isso porque, ao construir uma nova dieta, muito dificilmente o nutricionista for cara também na sua saúde dental, o que poderá gerar problemas futuramente como doenças periodontais, por falta de resistência das gengivas. 

Outro ponto importante para procurar um dentista, é porque na grande maioria das vezes eles podem te passar uma informação benéfica sobre determinado alimento que você não sabe para sua saúde bucal. 

Como por exemplo, o morango é uma fruta com grande poder clareador dos dentes, o que pode mudar sua intenção de realizar um clareamento consultório.

A dieta impacta no tratamento ortodôntico? 

Depende dos alimentos que serão consumidos, porque o aparelho é um grande acumulador de sujeiras, e justamente por isso é importante estar atento ao que vai ser consumido.

Alguns alimentos possuem mais dificuldades ao sair e necessitam de uma limpeza mais extensa, justamente por isso manter uma alimentação balanceada com aparelho ortodôntico fixo procurando evitar alguns alimentos pode ajudar o tratamento. 

Como a dieta pode abalar a minha saúde bucal?

De início uma preocupação com o quilo a mais pode ser o que influencia as pessoas a iniciar uma dieta, no entanto essa decisão não deve ser feita sozinho. 

Altera a intenção de iniciar uma dieta é crucial que visite um nutricionista, para que ele traga orientações nutricionais equilibradas, que serão ricas em frutas, legumes, proteínas, vitaminas e minerais, além de diminuir o açúcar e carboidratos. 

Com todas essas mudanças, a sua boca pode acabar tendo um nível de acidez muito maior promovendo uma possível erosão dentária, além de claro o aumento da chances do aparecimento de cáries e outras doenças dentais. 

Pense que se, da mesma forma que você procura informações sobre um tratamento ortodôntico como um aparelho invisivel preço para saber qual o melhor para realinhar os seus dentes, é importante pesquisar e buscar informações sobre  dieta que irá realizar.

Frutas podem impactar no tratamento?

Quando falamos em dieta é muito comum que a nossa mente se torne frutas vegetais e legumes, mas não são todos que devem ser consumidos para aqueles que utilizam o aparelho ortodôntico.

Frutas como maçã e pêra devem ser evitadas, pois podem atingir diretamente a estrutura do aparelho, gerando a quebra de um Braquete. 

Pipoca também deve ser extremamente evitada, apesar de não ser muito gordurosa e ser adicionado em algumas dietas por ser rica em fibras e vitaminas do complexo B, a longo prazo pode trazer retrocessos ao tratamento.

Dieta altera o esmalte dos dentes?

Em alguns casos pode alterar sim, levando em consideração que todo PH natural da boca será modificado diante de uma nova alimentação. 

Justamente por isso pacientes que fazem uso de procedimentos como lente de contato dente, não realizam nenhuma alteração em sua alimentação sem antes informar o seu dentista. 

Isso porque, o esmalte dos dentes e toda infraestrutura da boca é crucial para que esse tratamento continue intacto e bem feito na boca. 

Como é lente uma prótese que fica acima dos dentes, aparentemente pode não demonstrar perigo a uma nova dieta.

Mas, é importante consultar o doutor para saber qual material foi realizado, e principalmente buscar informações se os novos alimentos não possuem grande fator de amarelamento sobre essas próteses. 

Existe uma grande variações de lente de contato dental, algumas delas são mais resistentes e não se abalam com as mudanças alimentares do paciente. 

Mas, como qualquer medida de saúde e de prevenção, é melhor prevenir do que remediar, consultar um cirurgião dentista antes de qualquer mudança em sua alimentação pode evitar problemas sérios no futuro. 

Como montar uma dieta equilibrada? 

O ideal é que um nutricionista prepare uma dieta para você de acordo com as suas necessidades (tanto fisiológicas quanto estéticas). 

Mas, caso você tem interesse em fazer uma dieta simples sozinho, aposte em legumes e verduras ricos em vitamina C, ferro e zinco. 

O brócolis e a cenoura são grandes aliados da saúde dental, pois reforçam o esmalte dos dentes e a longo prazo consegue deixá-los mais fortes. 

Evite alimentos ricos em corantes, e se for fazer uso de algum medicamento procure a orientação de um médico, e pergunte ao seu cirurgião dentista se a composição do medicamento pode influenciar no seu tratamento dental. 

Dessa maneira, você conseguirá ter uma dieta equilibrada e eficiente além de conseguir continuar obtendo um excelente tratamento ortodôntico, sem necessidade de reparos após a finalização. 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Vue Odonto, uma rede especializada em atendimento odontológico com enfoque na humanização.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here