Esporte e jogo: Quais as diferenças?

0
18
Esporte e jogo

Esporte e jogo comumente são tratados como significados semelhantes, entretanto, não se remetem a mesma coisa. A principal diferença entre esses dois termos é sita pelas suas regras e objetivos. O jogo se trata se uma atividade de fins recreativos, podendo ter as regras criadas ou alteradas pelos seus praticantes. Já o esporte se trata de uma prática institucionalizada, seja por objetivos lúdicos ou profissionais e que tem suas regras estabelecidas por instituições regulamentadoras.

O que é jogo?

O significado de jogo justamente se remete ao entretenimento, mesmo que o esporte ainda possua essa vertente, o jogo possui isso como uma finalidade. O seu regulamento pode ser originado e alterado pelos próprios jogadores, e podem haver adversários, mas não se trata de algo padronizado. Um exemplo de jogo são as famosas peladas, o típico futebol de rua. Muito cuidado com jogos de contato físico extremo, quedas e lesões são frequentes, principalmente a quebra dos dentes, sendo necessário a adesão de facetas.

O que é esporte?

As atividades esportivas são organizadas com fins competitivos, com uma normativa composta por regras estipuladas por instituições reguladoras. A grande maioria dos esportes está relacionada a atividade física, como é o exemplo do futebol, do handebol, da corrida e do vôlei. Porém, existem algumas que não se enquadram nessa definição, como é o caso do xadrez, que também é visto como um esporte.

Os esportes geralmente são relacionados a carreira profissional, é justamente por esse motivo que existe uma alta pressão aos jogadores que entram m campo.

A execução de jogos e esportes

Para que os esportes sejam executados, os praticantes possuem uma vestimenta adequada, além de que as competições possuem prêmios como medalhas, troféus e títulos. Além disso, é necessário que haja um local apropriado para a modalidade correspondente, como quadras, campos, ginásios, pistas, piscinas e etc.

Já para a prática devida dos jogos, não é preciso o uso de uniformes, mesmo que em sua maioria também haja competividade, vencedores e perdedores, não havendo apenas as premiações e regras pré-estipuladas. Os jogos não requerem um espaço próprio e podem ser praticados em sem restrições de lugar.

O regulamento dos jogos e esportes

A regulamentação é uma das diferenças entre os jogos e os esportes. Como já dito, os jogos possuem regras maleáveis que são estipuladas e alteradas pelo próprio grupo de jogadores. O esporte, por sua vez, através de seu caráter profissional e de possível remuneração, possui uma regulamentação instituída pelas instituições regulamentadoras de cada tipo, sendo formada pelas ligas, federações, comitês olímpicos ou confederações. Aqui no Brasil, por exemplo, temos a Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

A importância da prática dos jogos e esportes

Ambas as práticas citadas são extremamente importantes para o nosso desenvolvimento, bem-estar e para nossa qualidade de vida, uma vez que ambas atuam em nossa saúde e lazer. Os jogos e esportes são capazes de nos trazer uma série de benefícios e devem ter um tempo tirado para eles.

Dependendo de qual for a sua escolha, os jogos podem ser capazes de exercitar a mente, exercitar o corpo, estabelecer o instinto de trabalho em equipe e proporcionar momentos de alegria à sua vida. Desde os jogos de tabuleiro aos online, é interessante saber escolher, uma vez que quanto mais o jogo faz a sua mente ou seu corpo trabalhar melhor.

Os esportes são extremamente importantes para a nossa saúde, tanto física quanto mental, sendo de ampla indicação médica. Os exercícios físicos, as estratégias e as relações que executamos por meio deles são de grande relevância para o nosso crescimento e amadurecimento. Seja qual for o esporte, às vantagens são tantas que o fazem um dos pilares de um estilo de vida mais saudável.

Os esportes, assim como os jogos, também são um exemplo de um moldador de indivíduos, até mais. As pessoas que praticam e levam a sério a pratica esportiva possuem uma visão mais aguçada e constroem fortes relacionamentos adquiridos com as competições e com o tempo. Esse forte vínculo social é um importante determinante para os relacionamentos futuros, os tornando mais fáceis de serem criados.

Portanto, seja com um grupo de amigos ou com sua família, seja com desconhecidos pela internet, pratique algum jogo ou esporte regulamente, os benefícios são enormes e um melhor condicionamento e desempenho é certeiro, seja em atividades lógicas ou as que exijam um melhor poste físico.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here