Inteligência artificial na odontologia e suas mudanças

0
41
Inteligência artificial na odontologia
Inteligência artificial na odontologia

Inteligência artificial na odontologia | A Odontologia está cada dia mais integrada com a tecnologia, desde os novos modelos de aparelho ortodôntico aos tratamentos de doenças gengivais e periodontais e os novos métodos de clareamento dos dentes. Esse setor está inovando constantemente em seus serviços, chegando na Inteligência Artificial (IA).A Inteligência Artificial permite que as máquinas façam uma variedade de serviços de acordo com o algoritmo de percepção de padrões. O aparelhamento é treinado para estar sempre se otimizando e se adaptando em conformidade com as informações que recebe.

A área da saúde tem se beneficiado grandemente com essas inovações tecnológicas, oferecendo mais tempo aos profissionais para que deem uma maior atenção e precisão aos pacientes. Veja como essas novas tecnologias podem influenciar na melhora de sua saúde bucal:

Inteligência artificial no consultório odontológico

A inteligência artificial já auxilia bastante os dentistas numa variedade de tratamentos, assim como os pacientes que recebem melhores resultados em um menor período de tempo. Essas tecnologias podem participar de todo o procedimento e podem até mesmo expor uma previsão do que o paciente pode esperar como resultado. Veja os recursos que você já pode encontrar:

  • Todo o processo do tratamento pode ser feito virtualmente e com a prévia do resultado do final, evitando eventuais erros clínicos;
  • Escaneamento intra-oral;
  • CAD-CAM, que possui tecnologias que automatizam a produção de prótese fixas e coroas.

Benefícios dos tratamentos

Os benefícios dos tratamentos com a presença de alguma tecnologia são:

  • O aprimoramento do aspecto estético das peças, as deixando mais discretas e mais naturais;
  • Maior eficiência na criação das peças dentárias;
  • Menor tempo de tratamentos, como a aplicação do implante dentário e da prótese;
  • Peças mais resistentes;
  • Sessões de moldagem menos doloridas;

Odontologia e inteligência artificial

A inteligência artificial se trata de uma ciência computacional que cria sistemas inteligentes e autônomos. Funções do consultório odontológico como a criação de planejamentos e diagnósticos, e os tratamentos dentários, podem usufruir dessa tecnologia.

Diagnósticos

Um diagnóstico preciso é de extrema prioridade no setor da saúde, não sendo algo simples de ser feito em algumas situações. Para um diagnóstico ainda mais preciso, o profissional deve estar sempre atualizado e requerer os exames certos ao paciente; devendo se lembrar de todas as ramificações do caso. Principalmente em casos que não são rotineiros, a Inteligência Artificial é de grande ajuda.

Leitura simplificada de radiografias

Em um consultório odontológico, uma das tecnologias mais comuns são as máquinas de interpretação de radiografias. Essas máquinas podem perceber cáries e demais doenças bucais com alta precisão. A inteligência Artificial também agiliza os processos na clínica, já que não necessitam de pausas. Seu uso pode aliviar os dentistas e evitar seu esgotamento físico e mental.

Assistente virtual com inteligência artificial

Visando modificar a relação entre profissionais e pacientes, a Inteligência Artificial também chegou nas assistentes virtuais. Elas atuam nas mídias e aplicativos do consultório, auxiliando os pacientes a solucionar problemas selecionados, no agendamento de consultas, tirando dúvidas, dentre outros.

Elas operam nos chats online e são capazes de realizarem vários serviços instantaneamente. Assim, o paciente que visitar sua rede social ou site terá a facilidade de conversar com o robô, alcançando o seu objetivo sem fila de espera, sem ligar ou ir até a clínica, além de conseguir entrar em contato em qualquer horário do dia. Para o profissional, ao automatizar esse contato com o paciente se evita o sobre carregamento das atendentes e clientes insatisfeitos.

A assistente virtual também pode oferecer serviços informativos sobre pré-consultas, pós-operatórios, exames e dúvidas frequentes como o endereço, horário de funcionamento, preços e serviços de atendimento do consultório.

Apreensão comum

Há um debate entre os profissionais da saúde sobre a automação total dos serviços por meio da Inteligência Artificial, mas não há dúvida de que o contato humano seja essencial nessa área, tanto para a identificação quanto para o apoio e acompanhamento necessário ao paciente.

Ademais, será preciso que os profissionais ensinem as máquinas sobre cada processo, além da verificação das avaliações e diagnósticos realizados pelos softwares. Portanto, as novas tecnologias não visam substituir os especialistas e só tendem a somar ainda mais na qualidade de vida desses profissionais e dos pacientes, que terão uma melhor versão do tratamento.

Inteligência artificial e os benefícios a saúde bucal

Com a inteligência artificial, os benefícios quanto a saúde bucal do paciente são vários como:

  • Identificação de problemas bucais desde o início, como cáries e tártaro;
  • Previsão do tratamento e a sugestões de procedimentos mais indicados;
  • Identificação de danos ao dente e gengivas relacionados a má higiene bucal e a maus hábitos alimentares;
  • Impede que consultas sejam marcadas desnecessariamente.

A inteligência artificial permite que o paciente tenha através de imagens 3D reais, as orientações devidas para um melhor cuidado de sua saúde oral. Para uma avaliação certeira e para tratamentos bucais precisos e rápidos, consulte um odontologista.

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here