Marketing para Clínicas Odontológicas

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Marketing para Clínicas Odontológicas

Você conhece sobre o marketing para clínicas odontológicas? O mercado atual está muito mais exigente do que uns tempos atrás. Com o surgimento da internet e sua implantação em todos os âmbitos de nossa vida, vários seguimentos mudaram e se reinventaram, como é o exemplo do marketing. O marketing é uma ampla forma de divulgação da sua marca, serviço ou produto, existe muitos tópicos envolvidos e uma série de fatores capazes de influenciar nessa vertente.

No momento atual, o mercado odontológico se encontra em uma fase de superlotação e está cada vez mais complicado captar a atenção do público-alvo em meio a tantos outros profissionais qualificados. Você como dentista não deve ter muito domínio do marketing e ainda não o ver como a solução de seus problemas, porém, é só por meio dele que conseguirá demarcar o seu lugar.

O resultado de entradas pode ser bastante agradável e em alguns casos pode chegar a mais de 90% de consultas de pacientes novos de uma clínica mensalmente. Saiba mais sobre o marketing e suas ferramentas que vão alavancar a imagem de seu consultório:

Como começar o marketing para minha clínica odontológica?

No primeiro momento, o marketing idealizado para clínicas odontológicas não se difere totalmente do voltado para empresas e instituições. O primeiro ato é o planejamento, nada é capaz de sair do papel sem um planejamento bem feito e minucioso, que defina todas as metas da clínica quanto a sua comunicação.

Procure responder a seguinte pergunta: O que minha clínica/consultório almeja? E com o objetivo traçado decida como manter o relacionamento com o cliente depois do atendimento, como aumentar o número de efetivações e o que fazer para que procurem por novamente pelo seu serviço. E é assim que o marketing para sua clínica odontológica é definido. Alguns dos principais conceitos a serem estudados são:

  1. Marca – A marca deve ser única, autoexplicativa e que represente os ideais profissionais que gostaria que fossem relacionados a seu serviço no mercado.
  2. Identidade – Desenvolva materiais de identidade visual que sejam classificados como da sua marca, já que são responsáveis por propagar a sua comunicação visual e gerar um possível primeiro impacto.
  3. Fachada – A fachada pode também ser a fonte da primeira impressão por ser capaz de captar a atenção de quem passa na frente do local. Então, procure por um melhor ponto de instalação e um projeto bem feito e atrativo.
  4. Materiais internos – Amplie sua comunicação interna com sinalização de portas, banners, placas, conteúdos para televisores e divulgue os tratamentos para aqueles que já circulam pela sua clínica.

Escolha das plataformas

Com o objetivo do marketing traçado, você já pode decidir em quais mídias sociais e plataformas é melhor atuar. A mídia social tem como função o relacionamento com os pacientes fora do consultório, não servindo apenas como canais de divulgação de informações selecionadas.

Tenha uma estratégia de engajamento de leads (pacientes em potencial) para transpor uma melhor imagem no mercado, além de está atento em quais plataformas o seu público-alvo está. Seja nas redes sociais, blogs, sites ou por meio de anúncios, saiba como alcançar seu público da maneira certa e direto da fonte.

Tipos de marketing e suas ferramentas

Marketing tradicional

Apesar de muitas pessoas desvalorizarem o marketing tradicional pela valorização do digital, é evidente a sua relevância. Não há como valorizar uma divisão e desvalorizar a outra, o marketing é interligado, e ao mesmo tempo que o seu cliente após realizar o tratamento, espera ter uma acessibilidade agradável no ambiente digital, é assim com o paciente que é garantido pelas estratégias nas mídias digitais e espera ter um atendimento em um ambiente físico de boa estrutura.

Algumas ferramentas para investimento são: Panfletos, Flyers, Outdoors, painéis, divulgação em revistas, jornais por meio de indicações e parcerias.

Marketing Digital

O marketing digital é a nova imposição do marketing, que agora é feita por meio da internet. Com a maioria das pessoas conectadas, em nível mundial, as redes sociais, os sites, os anúncios digitais, as plataformas de vídeo e e-mail se tornaram as mais novas alternativas de crescer o seu domínio. Além do benefício de se tratar de uma segunda fachada da sua loja, as mídias digitais conseguem atingir mais do que o dobro de pessoas atingidas pelas estratégias tradicionais.

Desse modo, não deixe de lado nenhuma das vertentes e procure sempre saber onde o seu paciente está e ser cada vez mais acessível a ele, desde o bairro de mais fácil locomoção até as redes e as plataformas de maior acesso. Surpreenda-o aonde for e procure fazer com que o encontro dele com sua marca seja sempre amistoso.

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