Moda e estilo: as diferenças e suas relações

0
12
Moda e estilo
Moda e estilo

Você se lembra da moda das pulseiras de elástico coloridas, das borrachinhas de várias cores do aparelho ortodôntico, moda da cor laranja no réveillon, moda do coturno. A moda é tendência?

Moda e estilo são dois fatores que se diferem, mas são frequentemente confundidos. Há atualmente diversos canais de comunicação que abordam moda e estilo. Essa vertente está cada vez mais valorizada, mas não se engane, mesmo com tanta informação, obter as duas características pode não ser tão fácil assim e só depende de você. Muitos sites que seguem esse ramo não são gerenciados por um especialista e podem te fazer passar por momentos desagradáveis.

Muitas pessoas possuem o desejo de mesclar moda e estilo, mas acabam por focar em apenas um e obtendo sucesso apenas nesse, ou falhando nos dois. Yves Saint Laurent disse que “a moda desaparece, o estilo é eterno” e é justamente essa a diferença entre esses dois termos. Saiba mais sobre esse contraste:

O que é moda?

A moda está relacionada diretamente com mercado e oferta, e se trata da referência, podendo mudar com o tempo, com os anos, com as estações, com meses, semanas ou até mesmo com o intervalo de dias. É voltada para sanar o maior número de gostos e assim, aumentar a venda de determinado produto ou edição.

Podemos dizer que a moda é algo passageiro, temporal. Podemos ver muitas vezes em revistas relacionadas, matérias como “moda verão 2020”, “moda outono/inverno”, “moda 2020”, o que evidencia o seu período de tempo delimitado.

Por se tratar de ser algo agradável ao olhar e chamativo, muitas pessoas levam a moda muito a sério, a relacionando a autoestima e ao bem-estar social e consigo mesmo. Entretanto, sua instantaneidade e rápida passagem podem levar ao vício em querer “estar na moda” e dependendo da condição financeira, levar a pessoa a uma crise financeira.

A moda é flexível e de temporada, só consegue se encaixar a ela quem segue todas suas tendências, mesmo que não valorizem seu corpo ou personalidade. Contudo, esse pode ser um dos pontos negativos de seguir essa linearidade à risca, uma cor ou outra pode não valorizar a sua silhueta, tom de pele ou combinar com o seu estilo.

O que é estilo?

O estilo está intimamente ligado à sua personalidade, o seu jeito de ser, o que gosta e como deseja prostrar ou parecer socialmente. Esse conceito está relacionado e depende apenas de você e de suas escolhas, sem se limitar a fatores externos.

Como reflete apenas a sua identidade, é livre e individual, e na maioria das vezes é mantido por um longo tempo. O estilo pode mudar devido a evoluções como a maturidade, mudança de ambiente de trabalho, da condição financeira, alterações do corpo e humor.

Como o estilo pode se relacionar a moda?

Quando você consegue alcançar seu estilo dos sonhos, e se identificar totalmente nele, passa a se reconhecer e ser reconhecida como uma pessoa estilosa. Sendo uma pessoa estilosa você passa a usar a moda a seu favor, a moldando com o seu estilo e não se deixando ser moldada por ela.

Se vestir de forma única e de certa forma diferente, respeitando os seus próprios aspectos, te destaca, é bem visto e garante maior credibilidade, além de uma autoconfiança renovada e segurança em suas ações. O estilo não depende apenas de sua vestimenta, mas do seu jeito de pensar, falar, de ver o mundo e de como se relaciona com ele.

Além disso, o estilo não depende de roupas caras, assim como a moda. A moda pode sim valorizar marcas de grife e produtos de alto custo, mas as tendências ultrapassam o original, tudo que é lançado em eventos de alto escalão é reproduzido de diversas formas no mundo todo com um valor bem menor. Valorizar o seu estilo não significa que precise esbanjar e baseá-lo em peças caras e pode até mesmo ser rotativo e explorar peças que já estão no seu guarda-roupa e só precisam de um toque mais personalizado.

Influências de moda e estilo

Tanto a moda quanto o estilo podem ser influenciados por grandes marcas e eventos famosos, mas, também podem possuir influência de personalidades, sejam famosas ou participantes de nossa vivência.

Com a era digital, as blogueiras e as chamadas “influencers” estão sendo grandes referências de moda e estilo atualmente. Algumas esbanjam tendências de alto custo e valorizam padrões da moda, outras demostram serem autênticas e inspiram seu público a arriscarem no que gostam e no que se sentem confortáveis.

Independente do rumo que você deseja seguir, tenha sempre em mente ambos os conceitos e saiba explorá-los em conjunto no que podem oferecer de melhor, seu instinto pode ser a solução dos seus problemas e o fator capaz de fazer você sentir satisfação quanto a sua aparência.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here