Natação: conheça a mais completa modalidade esportiva

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Natação

A natação, mesmo sendo uma das modalidades esportivas mais conhecidas, não é muito pautada na hora de escolher um esporte, são poucos aqueles que sabem identificar todos os seus benefícios a nossa saúde. Considerada a modalidade mais completa, a natação é capaz de promover a perda de peso, o ganho da massa muscular, auxiliar no tratamento de problemas respiratórios e ainda atua na melhora do condicionamento físico, entre outros. Além dessas vantagens, a natação possui as suas demais particularidades, sendo vantajosa até mesmo pelo motivo de não permitir quedas e lesões graves. Saiba mais sobre esse esporte:

O que é natação

A natação é uma prática esportiva que é capaz de trazer uma série de benefícios a saúde, trazendo um maior equilíbrio do corpo e a queima de calorias sem estresse. É um esporte que atua diretamente na melhor qualidade de vida e em um melhor desempenho das atividades do dia-a-dia, trazendo consigo um estilo de vida mais saudável.

Essa modalidade esportiva atua mais expressivamente na queima de calorias, comparada a demais práticas. Tendo em vista esse poder, essa prática é recomendada para pessoas que almejam perder peso em um curto período de tempo e não se adapta a práticas de muito desgaste físico, uma vez que não há impacto sobre as articulações, não há a ocorrência de lesões frequentes.

A natação é considerada uma das modalidades mais completas pelo motivo de que meche com vários músculos ao mesmo tempo. Nadar é visto como uma ação relaxante e prazerosa, o que faz a natação ser indicada a todas as idades, permitindo além da perda de calorias, a definição da massa muscular.

Benefícios da natação para a saúde

Pesquisas indicam que a natação é capaz de aumentar a capacidade cardiovascular e contribuir para a otimização dos níveis de colesterol, uma vez que mantenha a alta frequência cardíaca. O indicado é que a pratica do esporte de 20 a 40 minutos, sendo o tempo determinado tendo em vista os limites de cada praticante. Com isso, é importante que a frequência aumente gradualmente até que se estabeleça na frequência considerada devida.

A natação também ajuda no fortalecimento dos músculos que delimitam a parede do tórax, auxiliando no processo de respiração. Outra vantagem é que tanto a prática em si quanto a umidade do ambiente, ajudam na redução de sintomas de problemas respiratórios, como a asma.

Essa atividade física atua também na melhora de inflamações como a artrite, tendo em vista que os exercícios realizados na piscina auxiliam no fortalecimento dos músculos. Um detalhe é que em caso da prática em piscinas aquecidas as consequências são ainda mais otimistas, já que a água mais quente colabora na liberação das articulações afetadas e endurecidas. A natação também incita a liberação do oxigênio do pulmão para os vasos sanguíneos e o coração, melhorando a condição das células do organismo e a qualidade de vida de quem pratica.

Os benefícios para a musculatura

Mesmo sendo uma atividade mais tranquila que as demais, a natação reivindica uma certa força muscular, força essa que auxilia no desenvolvimento dos músculos, definindo a silhueta do corpo e dando mais flexibilidade as articulações. A natação é considerada uma prática segura e pela a água ser o sustento do corpo, traz uma maior suavidade e amortecimento dos movimentos e choques.

Cada movimento dado pelos braços e pernas dentro da água é uma motivação para que seu corpo seja mais eficiente em meio ao líquido, que chega a ser 12 vezes mais denso que o ar. Toda essa densidade em potencial propõe uma resistência capaz de desenvolver o tônus muscular e de trazer uma maior força corporal.

Estimula a queima de gordura

A natação, por se tratar de uma atividade física aeróbica, é uma ótima atividade física para quem deseja perder alguns quilos. Para que essa meta seja atingida com eficácia, é necessário um treinamento de intensidade regular e de pelo menos 20 minutos por dia. É importante destacar que o gasto de calorias dessa prática esportiva é mais significante do que atividades como a caminhada.

Caso você não tenha gosto por exercícios constantes e repetitivos, essa prática pode ser a sua melhor escolha. É importante levar em conta que os efeitos só serão perceptíveis se a prática for em conjunto com uma boa alimentação.

Aumento da flexibilidade e melhora do condicionamento físico

A prática da natação é frequentemente associada ao alongamento total de certos músculos, trazendo uma maior flexibilidade ao corpo. Essa flexibilidade adquirida é importante para a saúde das articulações e para a redução de doenças ósseas, como é o caso da artrite.

A natação atua no condicionamento físico e melhora o desempenho das atividades rotineiras, sendo um efeito perceptível nas primeiras semanas de execução. Isso se deve ao fato de que a natação exige um esforço físico abrangente, aliando a ação muscular com uma respiração rápida e complexa.

Promoção de bem-estar

No decorrer da prática dessa modalidade, o cérebro libera substâncias que auxiliam na diminuição do estresse e na promoção de relaxamento mental, além das vantagens quanto as técnicas de respiração aplicadas.

A sensação de bem-estar ultrapassa o fato de ser realizada dentro da água e vai à sensação de liberdade corporal nos movimentos. A prática é indicada para pessoas que possuem alguma doença psicológica, como ansiedade e depressão, precisam da prática do esporte e não encontram conforto em demais modalidades. A relação com a água pode ser o diferencial necessário para amenizar os sintomas dessas doenças.

Logo, a natação é uma modalidade que promove uma série de benefícios para a saúde, porém, como todas as outras, necessita de uma prática regular para promover seus efeitos. Com todos os seus efeitos positivos, merece o mérito médico e todas as indicações feitas por esses profissionais. É uma prática muito indicada para crianças, pois quanto mais no início, maior é a aceitação do corpo a essa prática; favorecendo ainda com que o com que a infância passe deforma saudável. Caso a natação não seja a prática esportiva ideal para você, não deixe de lado a vida ativa, existe uma série de outras escolhas disponíveis.

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