O que é contrato de trabalho?

0
26
O que é contrato de trabalho

Um contrato de experiência de trabalho é feito para poder ver se o profissional contratado tem condições de exercer a função a ele destinada, e ao mesmo tempo mostrar as vantagens e qualidades do trabalho oferecido pelas empresas.
Ele tem a duração de no máximo noventa dias, após esta data é completado o prazo de experiência e o contrato passa a ser definitivo e terá efeito por prazo indeterminado. Este contrato experimental pode ser de 30, 45 ou 60 dias, porém o tempo de experiência só poderá ser renovado uma vez e a soma dos períodos de trabalho não poderá ser superior a noventa dias.
Para tornar efetivo este contrato de experiência, é necessário que o empregador registre-o na Carteira de Trabalho em no máximo dois dias após a contratação.
Caso o empregador não goste do trabalho oferecido ou se não tiver uma justa causa que justifique a rescisão do contrato, ela poderá ser feita até o último dia previsto no contrato ou se for feita antes do período final de experiência, a empresa precisará pagar a metade do valor do estipulado no acordo.
O contrato de trabalho é um termo muito amplo que significa todo contrato no qual uma pessoa se proponha a fazer um trabalho em favor de outra pessoa. Portanto para ser considerado contrato, deve ter o consentimento entre as partes formalizado.
A Constituição serve para proteger os direitos do trabalhador, porém no momento atual, com sua facilidade, esta proteção vem se vergando, por causa de crises econômicas e do desemprego, um mal que tem se tornado muito maior que a redução da proteção do trabalhador em si.
A vantagem de se trabalhar em regime CLT, além dos direitos garantidos é que o colaborador também adquire certa instabilidade.
Mesmo a constituição sendo já antiga, ainda há trabalhadores que estão exercendo suas funções na empresa de forma irregular, podendo por sua integridade física e psicológica em risco, pois, a constituição existe para proteger o empregado.
Em caso de desligamento a constituição garante que a empresa quite todos os débitos devido.
Ao procurar uma nova vaga de emprego, é aconselhável sempre observar se a vaga é em regime CLT, assim terá todos os direitos protegidos.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here