Os 4 Pilares Para Melhorar e Fortalecer a Imunidade

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Cuidar da saúde é fundamental e é algo que todos deveriam fazer para ter uma vida melhor e sem muitos problemas ou doenças.

No entanto, como sabemos, muitas pessoas acabam deixando de lado esse cuidado e, consequentemente, passam grande parte da vida sofrendo com algum tipo de problema.

Além disso, agora por conta da pandemia causada pelo coronavírus (covid-19), esses cuidados ficaram ainda mais evidentes e necessários, visto que inúmeras pessoas no Brasil e no mundo já foram infectadas ou acabaram perdendo a vida para o vírus.

Por isso, uma das principais ações que você deve colocar em prática daqui em diante é cuidar da sua imunidade, afinal, ela é o seu sistema de defesa!

Mas então, o que fazer para melhorar a imunidade? Quais hábitos adotar para conseguir alcançar essa melhoria? É sobre isso que iremos falar a seguir! Portanto, continue acompanhando a leitura para saber tudo sobre o assunto.

Os pilares fundamentais para melhorar a imunidade

Pilar 1: Alimentação saudável, vitaminas e hidratação

Ter uma alimentação saudável e ingerir vitaminas são atitudes essenciais para obter uma boa imunidade. 

Por isso, comer de forma adequada e consumir as vitaminas certas em seu dia a dia é uma ótima maneira de deixar o seu sistema de defesa fortalecido.

Além disso, há diferentes tipos de vitaminas, desde a A e a C até a D, E e B1. Ou seja, há muitos alimentos que fornecem as vitaminas necessárias para melhorar a sua imunidade. Quer alguns exemplos?

  • Banana;
  • Abacaxi;
  • Kiwi;
  • Brócolis;
  • Berinjela;
  • Laranja;
  • Lichia;
  • Cenoura;
  • Ervilha;
  • Tomate;
  • Ovos;
  • Nozes;
  • Castanhas;
  • Cogumelos;
  • Salmão;
  • Entre outros.

Todos esses alimentos e claro, muitos outros, fornecem as vitaminas necessárias para melhorar a nossa imunidade.

Contudo, não para por aí. 

Como dissemos no início, você precisa também ter uma alimentação saudável, balanceada, isto é, que seja rica em frutas, verduras, legumes, carnes magras, frango, peixes… e que evite/reduza o excesso de frituras, gorduras, álcool, sal e produtos processados/industrializados. Prepare pratos coloridos.

Além do mais, não se esqueça da hidratação, afinal, a água é essencial para as nossas vidas, por isso, incluí-la no nosso dia a dia é imprescindível.

Especialistas da área da saúde recomendam a ingestão de 2 a 3 litros de água diariamente. 

Então, tanto em casa quanto no trabalho, na academia ou em qualquer outro lugar, beba água. Uma dica simples é andar sempre com uma garrafinha de água e, assim, você pode enchê-la em um bebedouro de mesa ou em um purificador.

Dessa forma, você já estará trilhando um bom caminho para melhorar e fortalecer a sua imunidade.

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Pilar 2: Sono

Você dorme bem? Isto é, consegue deitar, dormir e descansar de fato? Ou sofre de insônia e tem dificuldades para pegar no sono e quando acorda parece que nem dormiu?

Esse é um outro ponto fundamental que você deve se atentar e mudar, se necessário, para melhorar e fortalecer a sua imunidade.

Isso porque o sono é revigorante e é de suma importância para o nosso sistema de defesa. Especialistas recomendam entre 7 e 8 horas de sono por dia.

E caso você tenha dificuldades para dormir, procure relaxar antes de ir para a cama. Você pode, por exemplo, meditar ou ler um livro. Além disso, evite ficar mexendo no celular, pois ele prejudica a qualidade do sono.

Pilar 3: Atividade física regular

Fazer exercícios é essencial para a nossa saúde e imunidade. No entanto, não basta apenas fazer uma vez ou outra ou só quando tiver vontade. É preciso regularidade, mesmo que seja em casa por conta do isolamento social.

Portanto, escolha uma atividade física que goste e pratique-a de maneira regular. Pode ser três vezes por semana, quatro, cinco ou todos os dias.

O importante é ter uma frequência e não desanimar. Com o passar do tempo você só tende a ganhar mais qualidade de vida e disposição.

Pilar 4: Estresse

Para muitas pessoas, a rotina é bastante estressante e desgastante, seja por causa do trabalho, do trânsito, de problemas financeiros, de questões familiares… enfim, tudo isso acaba prejudicando a nossa saúde e o nosso sistema imunológico de alguma forma.

Isso porque, o sistema imune está bastante ligado às nossas emoções. É claro que uma ou outra situação de estresse no dia não tem muito problema, mas quando isso é recorrente acaba sendo bem prejudicial.

Portanto, evitar o estresse e buscar alternativas para relaxar é fundamental. Por exemplo, meditar, fazer yoga, ler um livro ou até mesmo fazer atividades físicas são bons caminhos para ficar mais tranquilo. 

Faça testes e veja o que funciona melhor para você.

Dicas bônus

Para finalizar, nós separamos outros quatro tópicos importantes que também ajudam a melhorar e fortalecer a sua imunidade:

  • Tome sol diariamente;
  • Beba chás;
  • Deixe o cigarro de lado;
  • E invista em você!

Dessa forma, seguindo todas essas dicas que demos ao longo deste artigo, com certeza você terá mais qualidade de vida e menos problemas de saúde!

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