Os benefícios de uma boa alimentação para a saúde dos dentes

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boa alimentação para a saúde dos dentes

A ansiedade é um problema que atinge diversas pessoas. Infelizmente, ela é uma doença que não tem cura e deve ser constantemente controlada por medidas cotidianas. Essa doença mental é responsável por trazer um incômodo frequente e impede que bons momentos sejam aproveitados. O tratamento indicado em casos de ansiedade é a terapia, no entanto, a alimentação pode fazer com que os sintomas dessa enfermidade sejam diminuídos.

Alimentos com vitaminas e aminoácidos, além de evitarem problemas dentais, como a gengivite, podem controlar o estresse que a ansiedade proporciona, devido ao aumento no nível da serotonina, responsável por trazer relaxamento ao corpo. Saiba alguns alimentos que podem atuar contra a ansiedade:

Os alimentos que ajudam no controle da ansiedade

Frutas cítricas

Pesquisas foram desenvolvidas e foi confirmado que a vitamina C, encontrada nas frutas cítricas, diminui a quantidade de cortisol do organismo, hormônio que é liberado em função do estresse e ansiedade, e tem a finalidade de comunicar a incidência para o resto do corpo. A ingestão de vitamina C possibilita um melhor funcionamento do corpo e melhora a sua condição atual.

Os minerais e as vitaminas, como a vitamina C, por exemplo, são deixados para trás em situações estressantes e de surtos de ansiedade, além da queda na taxa de açúcar no sague, chamada hipoglicemia. É por isso que muitas pessoas quando estão ansiosas possuem comportamentos compulsivos como comer muito doce, que ocorre na intenção de suprir essas carências.

Derivados magros, leite e ovos

Os derivados magros, o leite e os ovos são ricos em triptofano, um tipo de aminoácido que reduz os sintomas de ansiedade. Esse aminoácido chega no cérebro e intensifica a produção de serotonina, o hormônio responsável pela felicidade e que, como um neurotransmissor consegue proporcionar um maior relaxamento e bem-estar. É recomendado a ingestão de 2 a 3 refeições com esses alimentos diariamente.

Carboidratos

Se tratando dos carboidratos, são advindos dos cereais puros e de frutas mais doces, atuando também contra a ansiedade. Os alimentos ricos em carboidratos são capazes de aumentar a taxa de açúcar no sangue, energizando e trazendo uma sensação de tranquilidade. São exemplos desses alimentos, as massas, os pães, o feijão, mel, arroz, a aveia, batata, jabuticaba, as uvas e maçãs. Nesse caso são recomendadas cerca de 6 a 9 porções por dia.

Banana

Segundo uma pesquisa realizada por membros do Instituto de Pesquisas de Alimentos e Nutrição das Filipinas, foi identificado que a banana auxilia no combate da depressão e também atua amenizando os sintomas da ansiedade. Isso se deve a alta presença do triptofano que em sua composição e a sua grande quantidade de serotonina.

Chocolate

O chocolate é um alimento rico em flavonoides, uma espécie de antioxidante que ajuda na produção de serotonina. Porém, devido a sua alta taxa de gordura, seu consumo deve ser controlado e limitado em 30 gramas de chocolate por dia, além de ser preferencial o meio amargo, que é bem menos calórico e possui flavonoides em maior quantidade.

Carnes e peixes

As carnes, principalmente as de peixes, são também uma rica fonte do triptofano, que em conjunto com a vitamina B3 e o magnésio, realiza a produção de serotonina. Além disso, as carnes, especialmente os peixes, possuem outro tipo de aminoácido de nome taurina. Essa substância é capaz de fazer com que haja o aumento da quantidade do neurotransmissor GABA, que o nosso organismo utiliza para fazer o controle fisiológico da ansiedade. Especialistas indicam 1 a 2 refeições com esses alimentos por dia, enfatizando a relevância das carnes brancas e magras.

Espinafre

Deixado de lado por muitos pelo seu sabor, o espinafre possui folato (ácido fólico) em sua composição, uma vitamina natural capaz de combater sintomas da depressão. Esse vegetal também é capaz de combater a ansiedade, uma vez que em casos de sua baixa concentração no organismo, a serotonina também diminui no cérebro.

O cérebro, por sua vez, precisa de muita energia para funcionar devidamente, e isso faz com que haja a sobra de certos resíduos químicos oxidantes. Alimentos, como o espinafre, atuariam eliminado as substâncias liberadas nesses casos, renovando e devolvendo eficiência ao cérebro.

Portanto, se você tem sintomas de ansiedade, busque renovar a sua dieta e aumentar a quantidade de consumo desses tipos de alimentos. Caso esteja em dúvida de como englobar esses alimentos a sua rotina, consulte um nutricionista. Não se esqueça que problemas psicológicos, como a ansiedade, requerem apoio psicológico, estão não se esquive da terapia, procure por um psicólogo e entenda mais sobre a sua real situação.

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