Os problemas da falta de exercício físico

0
24
falta de exercício físico
falta de exercício físico

Os problemas da falta de exercício físico | A ausência da prática de atividade física pode trazer uma série de malefícios, desde a saúde física e sua aparência, até mesmo influenciar no desenvolvimento de doenças psíquicas. Pode ser tão agravante para nossa saúde que pode se comparar ao tabagismo, colesterol alto, obesidade, diabetes ou hipertensão.

A falta de exercício físico, combinada a algum desses problemas pode ser tão grave ao ponto de levar a pessoa ao óbito. Com a presença de uma alimentação desregrada e de maus componentes pode fazer com que a pessoa seja suscetível a um infarto; 54% do número de mortes por infarto está relacionado a essa razão. Confira os principais danos que a falta da prática de exercício causa:

Enfraquecimento e mau rendimento

Com todos esses problemas, o corpo se enfraquece, e com a perda da imunidade, outros podem aparecer. Com o organismo fraco, isso dificulta até mesmo a volta à ativa, ficando cada vez mais difícil sair dessa situação. A fraqueza atinge todo o corpo e chega até mesmo nos dentes, facilitando que qualquer lesão dentária se desenvolva e que aconteça a perda; havendo necessidade da prótese dentária.

O mau rendimento prejudica muito nos resultados das atividades do cotidiano, já que a disposição faz com que haja o bom fluído dos movimentos e dos pensamentos.

Obesidade

A obesidade é um problema de saúde pública em muitos países do mundo, inclusive no Brasil. Segundo o Ministério da Saúde, mais de 40% da população brasileira está acima do peso e de acordo com a Organização mundial da Saúde (OMS) cerca de 70% da população mundial é sedentária.

O sedentarismo, a má alimentação e a comodidade que a tecnologia nos traz são os principais motivos que levaram e ainda levam ao aumento de pessoas obesas. O sedentarismo e a obesidade aceleraram o número de óbitos dos brasileiros que foram influenciados por suas consequências, como alta taxa de colesterol, incidência de diabete ou baixa imunidade.

Indisposição

A indisposição possui como principais causas o sedentarismo e a alimentação desregrada. A fraqueza que atinge grande parte da população pode ser solucionada com a prática de atividade física. Segundo uma pesquisa do Ibope, 98% dos brasileiros se dizem fatigados e metade dessa porcentagem se deve a região sudeste.

O cansaço pode mostrar com eficiência que alguma coisa está fora do equilíbrio no organismo, e está falta de equilíbrio pode ser a demasia de gordura.

Estresse

Os exercícios também são eficientes para o controle do estresse. Segundo uma pesquisa da Organização Mundial de Saúde (OMS), as pessoas com o estilo de vida sedentário têm uma maior parcela incidente de estresse do que aqueles que possuem o costume de praticar alguma atividade física.

A vida acelerada pode ser a principal causa desse fenômeno, onde a vida profissional no escritório se interliga a necessidade de ter um automotor e a chegada em casa para descansar.

Problemas gastrointestinais

A prática de esporte melhora no processo da digestão e pode diminuir os gases no organismo que o sedentarismo aumenta. A alta incidência de gases afeta com maior intensidade idosos, bebês e mulheres. A atividade física além de ajudar na perda de peso e na prevenção de doenças, ajuda no bom funcionamento do intestino.

Diabetes

De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, hoje em dia há no Brasil por volta de 12 milhões de diabéticos. Ainda existe a perspectiva de que o número de pessoas com a doença cresça influenciada pelo aumento de casos de obesidade e de sedentarismo.

O aumento do índice de obesidade, especialmente a obesidade abdominal, fez com que o número de crianças diabéticas aumentasse. O acúmulo de gordura no corpo faz com que o organismo resista a insulina, facilitando o desenvolvimento do diabetes.

O diabetes é o estado o qual há altas taxas de açúcar no sangue, incitadas pela carência da produção ou atuação da insulina, um hormônio desenvolvido no pâncreas, podendo causar um infarto, derrame, prejuízo da visão, mudanças dos vasos sanguíneos dos rins, dormência e formigamento, e até mesmo a necessidade de amputação de áreas infectadas e com ferimentos nos pés. No entanto existe clinica de recuperação que tem como papel trabalhar

Hipertensão

A abstinência da prática de algum esporte é um dos principais fatores de risco para a hipertensão. Uma vida sedentária pode influenciar nas alterações vasculares, metabólicas e cardíacas que tornam a pessoa suscetível a desenvolver doenças cardiovasculares.

É necessário a pratica de exercícios físicos para se prevenir desses danos à saúde, principalmente aqueles que já apresentam tendência a ter pressão alta, como consumidores de álcool e tabaco.

O sedentarismo agrava o colesterol e consequentemente, aumenta a pressão arterial. Aderentes de um estilo de vida sedentário possuem, geralmente, um perfil ruim de colesterol, níveis maiores de resistência à insulina e maior probabilidade de desenvolver diabetes e obesidade; desta forma, contribuindo para o aumento da pressão arterial.

Aumento do colesterol

A obesidade vinda do sedentarismo faz com que as placas de gordura obstruam os vasos sanguíneos, impedindo assim a circulação do sangue. O tratamento deve ser mantido por toda a vida e não busca a cura, mas sim o seu controle e a prevenção de doenças vasculares, risco de infarto e AVC

Não importa o objetivo, seja melhorar os níveis de colesterol, começar a ativa, ou perder peso, para se iniciar uma atividade física deve ser consultado um médico e iniciado um acompanhamento ao longo do percurso. É a partir da avaliação médica que se sabe o seu nível de condicionamento físico e atividade mais recomendada.

Uma vida saudável e ativa pode proporcionar além de uma melhor qualidade de vida, uma melhor autoestima e resistência física, o fortalecimento das articulações e também o crescimento de massa muscular. Esse estilo de vida pode ajudar a você ter uma vida mais feliz e reduzir seu risco de morte em 40%.

Seja uma caminhada, corrida, hidroginástica, andar de bicicleta, são nas atividades mais simples que mudamos totalmente o nosso presente e o nosso futuro.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here