Principais mudanças na área da saúde com a Pandemia

0
22
pandemia

A pandemia está aí e com ela, veio a necessidade de adaptação. A área da saúde mais do que nunca precisou tornar os seus processos ainda mais rigorosos como forma de manter os profissionais que compõe a linha de frente protegidos.

Apesar da taxa de mortalidade ser baixa, a doença vem fazendo vítimas em todo o mundo, mas o principal problema é o alto nível de contaminação. Dessa forma, a área da saúde precisa lidar com essa situação e, ainda, os outros problemas de saúde que de certa forma ficaram represados devida a necessidade do isolamento.

Plano pandêmico passou a ser realidade diante da doença

Uma mudança que a área da saúde precisou fazer agora com o surgimento da pandemia é a necessidade de ter um plano pandêmico dentro da gestão hospitalar e isso exige protocolos que devem estar bem estudados e definidos.

Outra alteração que a pandemia veio trazer na área da saúde é a necessidade da transmissão de informação em tempo real para os órgãos governamentais e isso já devia fazer parte do cotidiano dos hospitais, mas com a pandemia essa necessidade ficou ainda mais latente.

Em razão da pandemia, podemos dizer que uma mudança muita sentida foi o cancelamento dos procedimentos classificados como eletivos, pois é preciso liberar leitos e manter protegidos aqueles que não tem uma necessidade tão grande de ser submetido a uma cirurgia.

No entanto, quando a vida voltar “ao normal”, as experiências obtidas serão aplicadas dentro do contexto das cirurgias eletivas, porque os processos serão melhorados e isso inclui também o primeiro atendimento, a internação e o encerramento na cirurgia.

Os processos de limpeza já eram rigorosos e eles ficarão ainda mais intensos dentro das ambulâncias e nos hospitais e isso implica inclusive a limpeza de estofados, pois mesmo que o vírus não permaneça no móvel, ele pode desencadear problemas respiratórios, pois os ácaros estão ali.

Esse procedimento de limpeza dos estofados pode ser feito com produtos para fazer limpeza a seco de estofados, pois eles são eficientes e responsáveis por deixar esse móvel limpo e livre de vírus, bactérias e ácaros.

Profissionais da área da saúde também sofrerão com as mudanças trazidas pela pandemia

Falando do lado pessoal, os profissionais que atuam na área da saúde também terão sua forma de atuação modificada. Como? As experiências vividas em decorrência da pandemia serão incorporadas ao cotidiano e isso tende a contribuir de forma compartilhada para que os aprendizados conquistados resultem em uma saúde melhor.

Quando falamos em saúde melhor, queremos dizer que o atendimento passa ser ainda mais humano, ou seja, pensado na pessoa que necessita do atendimento e os processos tendem a ficar mais ágeis.

O gestor hospitalar da área da saúde também passa a ser um personagem importante no aprendizado dos profissionais, porque tal gerência é responsável por tornar mais fácil a forma como a experiência deve ser absorvida e, ainda, é quem deve fomentar para que os processos apresentem mudanças.

Já os pacientes, também serão afetados com essas mudanças, mas como isso vai acontecer? Eles estarão mais conscientes, pois estão sabendo sobre os novos cuidados e que eles serão mais intensos.

A tecnologia também veio para modificar a área da saúde depois da pandemia, porque os dados e os indicadores devem ser divulgados em tempo real e são eles que devem dar base tanto para a forma como os atendimentos vão andar e, ainda, nortearão as decisões fazendo com que elas tenham base e sejam mais rápidas.

A telemedicina também veio com força diante da necessidade de isolamento e a tendencia é que uma regulamentação seja executada o quanto antes.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here