Saúde dos cabelos: saiba os cuidados necessários

0
11
Saúde dos cabelos
Saúde dos cabelos

Quais os cuidados devemos ter para manter a saúde dos cabelos sempre em dia? O corpo humano possui várias maneiras de nos mostrar que nem tudo está em ordens, seja por dores, alta temperatura, unhas e pele com aspectos incomuns, desconforto, entre outros sintomas. O mesmo acontece com os nossos cabelos, e devemos saber identificar o que eles querem nos dizer.

Muitas pessoas acreditam que é somente pelo uso de produtos específicos para o cabelo que se garante fios mais saudáveis, porém, só essa medida não é suficiente. Assim como acontece em demais partes do corpo, a saúde dos cabelos é influenciada por fatores externos e internos, mostrando que não só procedimentos estéticos, como o clareamento dental, são suficientes, mas manter cuidados com a saúde em geral.

A boa alimentação, e os cuidados cotidianos executam papéis relevantes para que o cabelo tenha mais brilho, força e melhor aparência. A saúde dos fios auxilia o entendimento do seu corpo, a saber o que ele precisa pelo sinal que eles te mostram. Leia a seguir as possíveis causas desses sinais e os cuidados necessários:

Cabelo ressecado e quebradiço

Você já deve ter percebido seus cabelos sem vida e quebrando com facilidade em algum momento de sua vida. Entretanto, esse estado quando frequente pode se tratar de algo constante. Se não há o tratamento, essa qualidade pode ser difícil de ser alterada e pode ocasionar a queda dos fios.

Os motivos por trás de um cabelo seco e quebradiço são diversos e entre eles estão a dietas com poucos nutrientes, hereditariedade, envelhecimento e doença na tireoide, sendo o mais comum a adoção de tratamentos químicos. Esses procedimentos podem ser o alisamento ou alteração da cor do cabelo.

É fundamental se certificar que os fios estejam fortes antes de resolver aderir alguma dessas mudanças, adotando cuidados antes e depois. O acompanhamento de um profissional pode te ajudar a perceber se seu cabelo está em condições e para receber as recomendações necessárias.

Queda de cabelo

A queda de cabelo é um fator normal que é perceptível ao longo do cotidiano, mas se for algo em quantidade exagerada, pode ser sinal de uma patologia. Aproximadamente 100 fios de cabelo sofrem queda por dia, durante o sono, banho ou demais atividades cotidianas. Caso você notar uma maior quantidade de fios do que normal seja no travesseiro, ralo, ou no chão de onde você está, não ignore e procure atendimento de um dermatologista.

A mudança do ciclo do cabelo pode ter como fator responsável a má alimentação, alterações hormonais, hipertireoidismo, o pós-parto e o uso de remédios. O estresse é outro fator que pode está relacionado. A relação da saúde dos cabelos com o estresse está no efeito do aumento da queda de cabelo que pode surgir 3 meses após algum surto.

Calvície

A calvície possui uma grande influência da hereditariedade genética, essa que é capaz de nos avisar se há maior chance de se perder fios ao longo do tempo. O menor volume do cabelo e a presença de regiões com menor concentração de fios são os primeiros sinais da calvície, que pode se agravar com o tempo com a anemia e uma dieta carente de proteínas.

Oleosidade

A alteração das estações do ano e a falta de cuidado devido aos cabelos faz com que o couro cabeludo produza uma maior quantidade de óleo. Essa película fina é uma proteção natural e inteligente do organismo, porém, pode mudar sob alguns fatores. O uso de água quente pode levar a danos do cabelo, como a sua queda em dias frios. O uso de secadores frequentemente também pode agravar a queda.

A oleosidade se origina através dos distúrbios hormonais, hiper e hipotireoidismo. Com isso, o controle da produção de sebo é necessário para alcançar cabelos bonitos e saudáveis. Não importa qual seja o tipo de problema que você apresenta, busque sempre por um especialista. Vale ressaltar que a falta de nutrientes e vitaminas afeta a saúde dos fios e seu ciclo de vida.

Produtos característicos para nutrição, hidratação e reconstrução podem colaborar com a recuperação da saúde capilar, mas acima de tudo, para conseguir cabelos bonitos é necessário cuidar da alimentação. Siga as seguintes dicas:

Lave com os produtos adequados

Lavar o cabelo com produtos próprios para o seu tipo é essencial para deixá-lo com uma melhor aparência. Se o seu cabelo tem tendência a ser oleoso procure por shampoo e condicionador específicos, que apresentem ativos em sua composição que controlem a oleosidade e tratem os demais problemas dos fios.

Retire todo o produto para não deixar nenhum resíduo e evite lavar os cabelos em água quente, já que ela faz com que os fios fiquem sensíveis, alargam as cutículas, é capaz de ressecar e aumentar a oleosidade do couro cabeludo, além de permitir que fiquem apagados e sem movimento. Sempre que for lavá-lo opte sempre pela água fria, ela aumenta o brilho e acerta as cutículas do cabelo.

Cuidados necessários

Não evite cortar as pontas, o corte ajuda a manter os cabelos forte e evita a incidência das pontas duplas. O ideal é cortar as pontas a cada 3 meses. Os cuidados com o cabelo devem virar rotina, a hidratação, por exemplo, que pode ser realizada em casa ou no salão.

Os demais cuidados relacionados estão ligados a presença de caspa e da queda de cabelo. A caspa pode se desenvolver pela utilização de produtos impróprios, pelo excesso de coloração e através das alterações hormonais. A água gelada ou morna também pode solucionar esse problema, assim como evitar ficar um tempo prolongado com o cabelo úmido e o uso de um shampoo anticaspa.

Pentear e secar os cabelos corretamente

Para evitar a quebra dos fios, penteie o cabelo aos poucos e com gentileza ao desembaraçar, além de buscar aderir pentes com cerdas largas em vez da escova. Desembarace primeiro o comprimento para evitar o número de nós. Procure também secar os cabelos com cautela para que os fios não queimem, passando um termo ativo para protege-los do calor. Portanto, para ter um cabelo saudável cada detalhe importa.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here